♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

REABERTO O PAÇO DOS HENRIQUES, O DO TRATADO DAS ALCÁÇOVAS



A 4 de Setembro de 1479, foi assinado o importante Tratado das Alcáçovas entre o Rei de Portugal (D. Afonso V) e os Reis Católicos. Estava também presente o príncipe D. João, que viria a reinar como D. João II. O tratado estabeleceu a paz entre Portugal e Castela e reconheceu a posse portuguesa da Madeira e dos Açores, bem como da costa da Guiné até então descoberta, e a posse espanhola das Canárias. É considerado a antecâmara do Tratado de Tordesilhas (1494).

A 4 de Setembro de 2016, dia de aniversário, 537 anos depois, foi reaberto ao público, nas Alcáçovas, o Paço dos Henriques, onde se assinou o Tratado das Alcáçovas. 
O edifício, também conhecido como Paço Real, é monumento nacional desde os anos ’90 e foi magnificamente restaurado e requalificado para usos culturais. O restauro foi fruto de uma cooperação exemplar entre várias entidades e organismos, o que é de exaltar.
Houve festa grande com o povo das Alcáçovas, orgulhoso da sua história e do seu património. Está de parabéns o município de Viana do Alentejo, presidido por Bengalinha Pinto.

4 de Setembro de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário