♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

VISITA DA RAINHA DONA AMÉLIA AO DISPENSÁRIO/CRECHE DE ALCÂNTARA


Foto e texto de Mário Guinapo - Facebook
A convite de Salazar, Dona Amélia volta a Portugal em 1945, de 17 de Maio a 30 de Junho, trinta e cinco anos após a sua partida para o exílio.. A comitiva instala-se no Hotel Aviz, seguindo-se uma série de visitas pelo país. Permaneceu seis semanas em Portugal, onde teve oportunidade de recordar o seu passado. Visita sozinha o Palácio da Pena, em Sintra, desloca-se a Cascais, Alcobaça, Batalha, Foz do Arelho, Buçaco e vai em peregrinação a Fátima, oferecendo ao santuário um dos seus mantos reais. A rainha visita, igualmente, obras de assistência que fundara, tais como a Assistência Nacional aos Tuberculosos.Nesta foto a idosa Rainha vista a cantina do Dispensário /Creche de Alcântara,fundado por si havia muitos anos.

-----ooo----

"Dispensário Popular de Alcântara foi inaugurado em 1893 com o nome de Dispensário da Rainha por ter sido criado pela rainha D. Amélia. É um edifício de solidariedade social inactivado, fundado pela Rainha D. Amélia nos finais do século XIX. Encontra-se na freguesia dos Prazeres em Lisboa.
Está em processo de classificação como edifício de interesse municipal e está incluído na Zona Especial de Protecção do Palácio das Necessidades.
Em 1914 foi anexado aos Hospitais Civis, mas continuou a desempenhar as mesmas funções dirigidas às crianças: consultas externas, aulas de puericultura, fornecimento de leite em pó a recém-nascidos, consultas de enfermagem, tratamento de doenças crónicas como a tuberculose e a sífilis. Até 1910 dava a seguir às consultas uma refeição ligeira às crianças (leite aos mais pequenos e sopa e pão aos mais crescidos). De 1910 até 1930 o refeitório esteve fechado, passando a dar após 1930 um copo de leite depois da consulta.
Em 1918 o director passou a ser o Dr. Fernando de Lancastre."[1] - WIKIPEDIA 

Sem comentários:

Enviar um comentário