♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

HOMENAGEM A EL-REI DOM MIGUEL I EM SÃO VICENTE DE FORA

















É um dos melhores retratos régios que conheço em Portugal. É um dos melhores retratos que conheço. Obra maior de João Baptista Ribeiro - nome injustamente pouco lembrado - é uma obra de arte maior que aqui tem andado para partilhar convosco.
Vem hoje a propósito da Missa de Requiem pelos 150 anos da morte d'El Rei Dom Miguel.
Neste retrato é o Príncipe representado com as regalia régias, não como retrato de aparato, mas como retrato psicológico.
Poucos alcançam a beleza luminosa deste, num grande plano quase cinematográfico, onde a luz irradia do rosto do Rei e se coa lentamente pela gola renascentista (todo um programa político!) e pelo arminho do Manto.
Um dos Reis que mais vive no coração do povo - malgrado a sua tragédia, ou até mesmo por ela. Possivelmente o seu destino trágico, unido misticamente ao do seu povo, transformou-o num símbolo maior que ainda hoje chama uma multidão a evocar a sua Memória.
Se a Rainha Vitória do Reino Unido é a avó da Europa, Dom Miguel é o avô. Dos seus filhos descendem a maior parte das casas reais europeias, da Austro-Húngara à Luxemburguesa.
Bonita evocação a de ontem, no Rito Extraordinário Romano, o mesmo em que o Rei foi baptizado, cresceu e foi sepultado. Em união mística com o Rei, no sítio da sua sepultura, orando por Portugal.
Luís Russo Pistola

Sem comentários:

Enviar um comentário