UMA SANTA PÁSCOA PARA TODOS!

UMA SANTA PÁSCOA PARA TODOS!

LEI DO PROTOCOLO DO ESTADO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

AMANHÃ: PARTITURAS DA RAINHA DONA AMÉLIA, UM RARO ACERVO MUSICAL

Foto de TV Monarquia Portuguesa.

Caros amigos, no próximo sábado dia 25 de Fevereiro é apresentado oficialmente o livro " A Sua Magestade a Rainha D. Amélia de Portugal" Um raro acervo musical e simultâneamente teremos a inauguração da exposição " Partituras para uma Rainha".
Pela primeira vez em mais de cem anos, as partituras da Rainha D. Amélia, que faziam parte do seu espólio privado no Palácio das Necessidades, serão apresentadas ao público. Da vasta colecção de mais de 160 obras musicais, foram escolhidas as mais relevantes, numa cronologia que compreende os anos de 1886 até 1908. Grandes compositores celebraram na música esta Rainha. 

De Gounod a Vianna da Motta, percorrendo géneros musicais tão díspares. Valsas, tangos, fados para piano, grandes marchas triunfais, missas, odes patrióticas, gavottes, berceuses, nocturnos, um sem número de obras que chegam de todo o mundo. As encadernações são magnificas, da seda mais pura às encadernações em pele com ferros a ouro e prata, obras manuscritas, impressas, quase todas inéditas e algumas raridades como a Valsa Fantasia que Vianna da Motta compôs para a Rainha para celebrar o seu casamento e que se encontrava perdida (agora resgatada, restaurada e apresentada pela primeira vez). O livro de que sou autor, revela um mundo musical ignorado, esquecido, rasgado das páginas da história. Resgatar as memórias é um dever para com o nosso património humano, artistico, histórico, emocional, de que somos herdeiros e zeladores. Está feito o convite pessoal e institucional, aproveitem e façam um belo passeio até à maravilhosa Vila Viçosa e ao seu Paço Ducal, onde vivem as partituras da Rainha D. Amélia e a sua música! São todos bem vindos. Venham celebrar a música para uma Rainha.
O Autor: Rui Castilho de Luna.

Foto de TV Monarquia Portuguesa.

Foto de TV Monarquia Portuguesa.

Foto de TV Monarquia Portuguesa.

Foto de TV Monarquia Portuguesa.

Foto de TV Monarquia Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário