♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 10 de maio de 2017

REAIS CONVERSAS... EM PONTE DE LIMA

Foto de Real Associação de Viana do Castelo.

"Reais Conversas com..."

São encontros informais com personalidades da região do Alto Minho ou aqui radicadas, sobre temas relacionados com histórias locais e assuntos da actualidade, promovidas pela Real Associação de Viana do Castelo.

As "Reais Conversas com… ", que decorrerão em todo o Alto Minho, começam em Ponte de Lima, no próximo dia 27 de Maio, pelas 21h00m, no Auditório da Casa da Terra, sito no Passeio 25 de Abril (antiga Cadeia das Mulheres).

Ao tempo em que a Rainha Dona Teresa, concedeu foral, em 4 de Março de 1125, Ponte de Lima era um centro económico de certo relevo, mercê da ligação que estabelecia entre Santiago de Compostela, Braga e Porto, facilitando não só a intensa actividade mercantil como a peregrinação jacobeia, então um êxito. Esta carta de foral atesta que a vila, para além de ser uma povoação de características militares e agrícolas, tinha igualmente um cariz comercial, sendo a sua feira a mais antiga, documentada em todo o território português. 

Atendendo a este facto, a Real Associação de Viana do Castelo escolheu para tema da primeira "Reais Conversas com…" A FEIRA DE PONTE e convidou o Dr. Francisco Abreu e Lima e o Dr. Franclim Castro Sousa, personalidades sobejamente conhecidas na região, para nos contarem as suas histórias da Feira, algumas das quais foram passando de geração em geração ao longo dos séculos, e outras ocorridas em tempos mais recentes e actuais.


A moderação está a cargo da jornalista e escritora, Dr.ª Rosário Sá Coutinho.


Está pois criado o ambiente para uma boa conversa...



Sem comentários:

Enviar um comentário