A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 22 de julho de 2017

RIO DE JANEIRO COOPERA NA CANDIDATURA DO BOM JESUS DE BRAGA À UNESCO

Imagem relacionada

Foto de Manuel Beninger.


TREM DO CORCOVADO É UMA MAIS-VALIA PARA A CANDIDATURA BOM JESUS PATRIMÓNIO MUNDIAL

Utilizadores do Trem do Corcovado, que liga a cidade do Rio de Janeiro ao Cristo Redentor (Brasil) vão ser incentivados a visitarem o elevador do Bom Jesus. Uma atitude que o autarca bracarense considera que pode ser um trunfo para a candidatura.

Os presidentes da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do Trem do Corcovado (Rio de Janeiro, Brasil), Sávio Neves, assinaram ontem um protocolo de cooperação institucional, com vista à promoção conjunta do património das duas cidades.

O acordo prevê a realização conjunta de actividades de promoção do património e potenciar a candidatura do Bom Jesus do Monte a património mundial da UNESCO.

“É mais um passo importante, no sentido em que há um reconhecimento, e nós temo-lo procurado em vários contextos. Nós procuramos agregar a esta candidatura o reconhecimento de varias instituições nacionais e internacionais. É obviamente uma mais valia” para a candidatura de Bom Jesus a património mundial, destacou o autarca bracarense, Ricardo Rio.

O presidente do Trem do Corcovado, que liga a cidade do Rio de Janeiro ao Cristo Redentor, destacou a importância do Bom Jesus, como cartão de visitas para os turistas. Sávio Neves, destacou ainda a proximidade entre o Trem do Corcovado e o elevador do Bom Jesus. “O Trem do Corcovado tem características comuns com o elevador do Bom Jesus, na questão do empreendimento turístico, na questão do acesso aos equipamentos turísticos. Um vai ‘vender’ o outro. Um vai trazer turistas que estão no Corcovado, e que virão cá atraídos pela curiosidade”, realçou o presidente do Trem do Corcovado.

Manuel Beninger, deputado municipal bracarense e um dos promotores da geminação de Braga com a cidade do Rio de Janeiro, salientou que o acordo tem como finalidade desenvolver “a vontade de promoção da candidatura do Bom Jesus a património da humanidade”

Beninger destacou ainda o facto do Corcovado ser “uma das dez maravilhas do mundo, visitado por cerca de oito milhões de pessoas por ano. No Trem do Corcovado passam cerca de dois ou três milhões de visitantes. É uma peça fundamental na cidade mais portuguesa do Brasil. A cidade tem cerca de oito milhões de habitantes, dos quais 400 mil são portugueses ou luso-descendentes.”

Na assinatura do protocolo foi, ainda, anunciada a criação do cartão ‘o Bracarense’ para os turistas de Braga que pretendam visitar o Trem do Corcovado. “Este protocolo tem também uma generosa ajuda para os munícipes bracarenses que queiram visitar o Trem do Corcovado. Vai haver um desconto para os bracarenses que queiram visitar o Cristo Rendentor e o Trem, com um cartão que se vai chamar ‘O Braguinha’”, anunciou Manuel Beninguer.

O presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, acrescentou que Braga é o primeiro município a beneficiar dos descontos, pelo que se trata “do início de um novo tempo e que Braga marca esse novo tempo.

O autarca bracarense considerou que o cartão “é um benefício conferido aos bracarenses e que muitos nos orgulha com os descontos na utilização do Trem do Corcovado”. O desconto é na ordem dos 50 por cento.

Ricardo Rio aproveitou a ocasião para referir que o acordo de geminação com o Rio de Janeiro “faz todo o sentido” para “reaproximar a vastíssima comunidade de portugueses, de luso-descendentes e dos bracarenses radicados no Rio de Janeiro e que sentem vontade de estreitar laços com a sua cidade de origem.”.

Fonte: Jornal “Correio do Minho” de 18 de Julho, pág. 3

Braga promove Bom Jesus no Trem do Corcovado


Três anos depois da assinatura do protocolo de geminação entre Braga e o Rio de Janeiro, duas cidades voltam a unir-se, agora para promover a candidatura do Bom Jesus a Património da Humanidade.
Braga vai reforçar a sua promoção turística no Rio de Janeiro depois de ter formalizado um memorando de entendimento entre o Trem do Corcovado.

O protocolo foi assinado esta segunda-feira durante uma visita oficial do presidente do Trem do Corcovado à cidade dos arcebispos, e surge três anos depois da assinatura do acordo de geminação entre Braga e o Rio de Janeiro.

Numa altura em que o Bom Jesus de Braga é candidato a Património da Humanidade, o autarca Ricardo Rio reconhece o impacto que o acordo pode ter, também na promoção do próprio elevador do Bom Jesus. Para o autarca "Braga tem mais a ganhar" do que o Trem do Corcovado, dado que se trata de um meio de transporte com 133 anos e que é utilizado por milhares de turistas que diariamente visitam o Cristo Redentor. A divulgação do Elevador do Bom Jesus passará a ser feita também no Trem do Cocorvado, o que poderá ser "uma mais-valia" para promover Braga e o seu património.

Uma parceria que consiste, para além de uma divulgação do património das duas cidades, num desconto para os bracarenses que circulem no Trem do Corcovado. Segundo Manuel Beninger, deputado municipal em Braga e responsável pela ligação entre as duas cidades, "além do estreitar de relações entre as duas entidades", o protocolo resulta num desconto de 50% "para os bracarenses que queiram visitar o Cristo Redentor e que queiram passar pelo trem do Corcovado". O cartão "o braguinha" poderá ser accionado por qualquer bracarense que passe pelo trem do Corcovado mediante apresentação de um comprovativo.

Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado, afirmou que o protocolo irá ajudar a promover o turismo entre Rio de Janeiro e Braga, até pelas semelhanças entre o Trem do Corcovado e o Elevador do Bom Jesus. "Um vai promover o outro, vai trazer turistas", disse, considerando que se tratam ambos de transportes que promovem a ligação a um monumento.

A estratégia de divulgação surge numa altura em que o Bom Jesus já oficializou a candidatura a Património da Humanidade. Entre as nacionalidades que visitam Braga, a brasileira é uma das que mais se tem afirmado nos últimos anos, recordou também o autarca Ricardo Rio, referindo ainda a fixação de brasileiros na cidade dos arcebispos, nomeadamente por via da Universidade do Minho.

O Trem do Corcovado é considerado uma das dez maravilhas do Mundo e é visitado por cerca de 3 milhões de pessoas por ano. 
O Trem do Corcovado é uma linha férrea localizada na cidade do Rio de Janeiro. A linha começa em Cosme Velho e segue até ao cume do Corcovado, a uma altitude de 710m. O cume é famoso pela estátua do Cristo Redentor e pela vista aérea de várias praias do Rio de Janeiro.

A linha de 3,824 m de extensão utiliza um sistema de tracção eléctrica. O trajecto é completado em cerca de 20 minutos. Com o novo protocolo, os bracarenses que visitem o Rio de Janeiro e decidam fazer a viagem do Trem do Corcovado pagarão apenas metade do valor do bilhete.

Potenciar a candidatura do Bom Jesus do Monte a património Mundial da UNESCO é outro dos objectivos, além da promoção da troca de conhecimentos técnicos, patrimoniais e outros no campo da salvaguarda, reabilitação e valorização do património cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário