♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

AS ORIGENS DOS PORTUGUESES E DOS POVOS DA PORTUGALIDADE

Foto de Nova Portugalidade.

Culturalmente, os portugueses são um povo que resulta da descendência de vários outros povos, cruzados entre si, que habitaram a Península durante diferentes épocas. Por vezes, achamos que somos única e exclusivamente descendentes dos Lusitanos, povo "bárbaro" que se dedicava principalmente à pastorícia, caça e recoleção, e cuja religião era animista. Porém, nós portugueses somos essencialmente sucessores culturais de dois povos: dos Romanos e dos Árabes.

Os Romanos foram expandindo progressivamente o seu domínio da Península Ibérica desde o século IV até ao I a.C., designando-a de Hispânia. Dividiram-na em várias províncias, habitadas por povos culturalmente diferentes. Cá, travaram fortes batalhas contra os Lusitanos, que, astutos, mostraram-se invencíveis até à traição por um dos companheiros de Viriato, segundo reza a tradição. Com a sua força, inteligência, método e organização, os Romanos construíram grandes cidades, templos, hipódromos, portos de comércio, mercados, desenvolvendo a agricultura, fábricas, a pesca, a salga e todo o tipo de conservação de alimentos com vista à exportação. Deixaram-nos parte da dieta, uma vez que a produção, cultivo e consequente consumo da parreira aumentou e perdurou até à atualidade, sendo o vinho a bebida fundamental que atravessou os séculos da nossa história. A oliveira dava a gordura natural indispensável, a seara o trigo, e por consequência o pão, o principal destes três alimentos. Esta trilogia alimentar constitui os três elementos sagrados na devoção: o vinho - Sangue do Senhor, o Pão - Corpo do Senhor, e o azeite - matéria dos santos óleos usados nas unções sacramentais. Herdámos então essencialmente três referências que hoje nos caracterizam. Por fim, herança egrégia, herdámos o desejo, a vontade e o talento romanos da expansão, e força para a conquista de um povo descobridor e aventureiro.

A invasão árabe da Península deu-se no séc. VIII, altura em que o atual território português estava sob ocupação visigótica, que durava desde a queda do Império Romano do Ocidente em 476. Os Árabes difundiram a sua cultura, dogmas e fé. Deles herdámos muitas tradições alimentares, mais visíveis no Algarve e no Alentejo. Trouxeram-nos o açúcar, e ensinaram-nos a "fritar". Não consumiam porco, e como o álcool só foi proibido no Islão mais tarde, ensinaram-nos a destilar. Com eles aprendemos novas técnicas de cultivo, mais eficazes, e de pesca, tal como a Almadrava, que esteve em prática, igual há 1300 anos, até à década de 70 do século passado. Na música, temos influência mourisca no Fado e no Cante. Lançaram os maometanos a semente que haveria de crescer num povo de mercadores e de grandes marinheiros comerciais.

Por fim, a nossa língua, de linhagem latina, em que praticamente toda a gramática está, ou estava, de acordo com os pilares da língua romana, possui muitas palavras também de origem árabe.

O "ser português" revê-se neste “modus vivendi” como o legado de um conjunto de culturas, com uma matriz europeia e hispânica indiscutível. Com a Reconquista, foi criada a identidade de uma pequena zona da Ibéria, que se estendeu até ao Sul, e, reproduzindo toda esta mistura de culturas, foi enaltecida a identidade portuguesa. A partir de quatrocentos, propagámos esta identidade lusa pelo mundo inteiro, construindo uma certa ideia de Portugal à volta do planeta, cujas raízes e identidade são únicas, porque não são só europeias, mas o resultado deste processo histórico que o local onde hoje se ergue Portugal sofreu. Essa certa ideia de Portugal espalhado pelos quatro cantos do mundo, com uma marca identitária única é aquilo a que se chama Portugalidade - e é isso que defendemos e que queremos preservar. 


Tomás Severino Bravo

Na imagem, a vila de Mértola, que foi a "Mirtylis Iulia" romana, e a "Mārtulah" islâmica. A presença das culturas que nos deram origem está aqui, como em tantos casos, bem presente.

1 comentário:

  1. Just to add (sorry it's in English), the Visigoths and Swabians made tremendous impact on the creation of our national identity. and it is through the rulership of the Frankish royal house, that Portugal has been governed and maintained throughout most of its history. The greatness of Portugal has always been under the auspices of the House of Burgundy and their descendants! Thanks be to God.

    ResponderEliminar