♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

DIA DE SÃO VICENTE, DIA DO NASCIMENTO DO BRASIL

Foto de Nova Portugalidade.

Foi a 22 de Janeiro de 1532, então e hoje ainda Dia de São Vicente, que se fundou a primeira vila brasileira. Os portugueses, naturalmente, conheciam já há décadas o Brasil, que haviam descoberto em 1500. Contudo, o processo de assentamento conheceu diversas fases, não se iniciando imediatamente a colonização eficaz do território pelos portugueses. Algumas tentativas primitivas, como a de 1503 em Porto Seguro, não parecem ter tido seguimento e limitaram-se à construção de pequenos fortins. Nos primeiro decénios após o descobrimento, a costa brasileira foi, sobretudo, destino de comerciantes, extraindo-se de sua costa - e comprando-se aos indígenas locais - o pau-brasil que acabaria por oferecer o nome ao nascente país.

A ilha em que se localiza a cidade, também chamada São Vicente, é assim conhecida desde a sua descoberta, em 1502. Esta dera-se, igualmente, a 22 de Janeiro. O facto é curioso, pois São Vicente é também, consabidamente, santo padroeiro de Lisboa. Exactos trinta anos sobre o descobrimento e nomeação da ilha, corria agora o ano de 1532, levantou-se nela a primeira vila brasileira. O seu fundador foi Martim Afonso de Sousa, verdadeiro gigante da acção e inaugurador da construção brasileira.

Incumbido de edificar no Brasil um novo Portugal, Sousa não se limitou à fundação de centros aglutinadores da colonização portuguesa. Em São Vicente foram erguidas as bases do poder luso, o que significou recriar nas Américas as instituições políticas, judiciais e organizativas do reino metropolitano. Estas eram exactamente as mesmas que as existentes em Portugal, não podendo ser dado crédito à tese comum de que o Brasil foi colónia portuguesa - objectivamente, não foi, e o que se fez em terra brasileira foi tão simplesmente uma continuação transatlântica do Portugal europeu. Levantou pelourinho, símbolo da liberdade municipal, ergueu uma igreja e construiu a primeira câmara municipal do Brasil português. Para esta se realizaram depois, em 22 de Agosto do mesmo ano, as primeiras eleições - isto é, o primeiro acto democrático - na História das Américas. Dois anos passados, foi ainda por São Vicente que se travou a primeira guerra da vida do jovem Brasil. Justificados por uma interpretação bizarra - e bizarra significa, no caso, falsa e abusiva - do Tratado de Tordesilhas, instalou-se nas proximidades de São Vicente uma força espanhola. Esta atacou e destruiu larga parte da vila, massacrando no processo muita da população. Os aventureiros castelhanos foram postos em debandada na sequência de enfrentamentos que se conhecem como a "Guerra de Iguape". Estava criada São Vicente e fundada a vida civilizada em terras brasileiras.

RPB


Na imagem, detalhe de "A fundação da vila de São Vicente" por Benedito Calixto de Jesus.


Sem comentários:

Enviar um comentário