A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

FESTA LITÚRGICA DE SÃO NUNO DE SANTA MARIA











Ocorre a 6 de Novembro, pela primeira vez depois da sua canonização, a festa litúrgica de S. Nuno de Santa Maria. Para assinalar essa festa da Igreja Católica, vai realizar-se um Colóquio na Universidade Católica no dia 5, 5ª feira, com o programa que indicamos abaixo.
No dia 6, pelas 19h00, Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa presidirá à Missa na Igreja do Santo Condestável.
Ainda no dia 6, na Universidade Lusíada, pelas 21h30 será lançado um CD de José Campos e Sousa dedicado ao Santo Condestável e será inaugurada uma exposição e apresentação de um livro sobre o Santo Português e herói da independência nacional.
A Real Associação da Beira Litoral, que precisamente nesse dia realiza o seu primeiro jantar mensal, não deixará de assinalar essa festa tão importante que celebra o Fundador da Casa de Bragança.
VIVA O REI!!!
VIVA PORTUGAL!!!

COLÓQUIO 
Nun'Álvares Condestável e Santo

Dia 4 – 18 horas
Conferência Inaugural
Academia Portuguesa da História

Intervenções institucionais

Prof. Doutor Aníbal Pinto de Castro (Universidade de Coimbra e Universidade Católica Portuguesa): “S. Nuno de Santa Maria, um místico da Igreja e da Pátria”

Dia 5 – 9.30 horas
Universidade Católica Portuguesa
1º Painel – A conjuntura ibérica na transição do século XIV para o século XV

Prof. Doutor Luís Adão da Fonseca (Universidade do Porto) - “A conjuntura Ibérica na transição do século XIV para o século XV”

11.00 horas –Intervalo

11.30 horas
2º Painel – O Senhor temporal

Profª. Doutora Manuela Mendonça (Universidade de Lisboa): “Nuno Álvares Pereira, um poder senhorial”

Professor Doutor Padre Aires do Nascimento "O mosteiro do Carmo em Lisboa: um lugar de reencontro com S. Nuno de Santa Maria" .

Dia 5 – 15.00 horas
3º Painel – O estratega militar

Gen. António Martins Barrento (Comissão Portuguesa de História Militar): “D. Nuno Álvares Pereira e a função militar”

Prof. Doutor João Gouveia Monteiro (Universidade de Coimbra): “A estratégia e táctica militares na Europa do século XIV”

16.30 horas
4º Painel – O santo

D. Carlos Moreira Azevedo, (Bispo Auxiliar de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa) - “Santidade e política: a integridade do Condestável e carmelita”

Profª. Doutora Margarida Garcez Ventura (Universidade Lisboa) - “Uma lâmpada de prata e muito mais. Testemunhos de D. Duarte sobre a santidade de Nuno Álvares Pereira”

18.00 horas - Sessão de encerramento com leitura de conclusões

Local das Sessões:
Auditório Cardeal Medeiros, no Edifício da Biblioteca João Paulo II da Universidade Católica Portuguesa







1 comentário:

  1. Um militar, um Santo, um Homem, um grande Português. Constitui, a meu ver, o melhor exemplo de vida de toda a História Nacional. Uma entrega extraordinária ao sucesso de Portugal. Uma fé inabalável em Deus. Não tendo nada, conquistou tudo. Tendo tudo, não quis nada. Que contraste com a prática política dos dias de hoje. Que Santo Nuno Álvares Pereira olhai para Portugal e pelos Portugueses! Sigamos o seu exemplo!

    ResponderEliminar