♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 24 de maio de 2010

S.A.R. O SENHOR DOM DUARTE DE BRAGANÇA EXPULSO DE ANGOLA EM 1972


Foto: em Angola, 1972

(...) Achava errada a forma como as Forças Armadas estavam a ser conduzidas. Fui expulso de Angola em 1972, porque organizei uma lista de candidatos da oposição ao Parlamento português. Muitos dos meus apoiantes eram africanos negros. Se ganhássemos as eleições, teríamos um grupo de deputados na Assembleia Nacional que discordaria do Governo, mas seria contra a independência.

FOI EXPULSO POR CAUSA DISSO?

Dom Duarte: Sim, porque o Governo de Marcelo Caetano estava a preparar um golpe de independência em Angola, apoiado pelos EUA e a África do Sul, para obter uma independência tipo Rodésia…

A SUA LISTA PODERIA TER GANHO?

Dom Duarte: Sim. E o impacto internacional teria sido incrível, porque se veria que o verdadeiro movimento de oposição em Angola não são os guerrilheiros independentistas. Querem justiça, desenvolvimento, progresso. A independência, logo se veria. O MPLA e a UNITA achavam que Angola não estava ainda preparada para a independência. Precisavam de mais tempo.

OS MOVIMENTOS DE LIBERTAÇÃO TERIAM DESISTIDO DA LUTA?

Dom Duarte: Não. Mas tive apoios discretos deles. Se o nosso movimento tivesse tido êxito e a evolução política de Angola tivesse sido positiva, talvez se tivesse chegado a um acordo com esses movimentos. Tornar-se-iam partidos políticos, iriam a eleições…

E EM PORTUGAL NÃO TERIA HAVIDO 25 DE ABRIL.

Dom Duarte: Exactamente. Não teria sido preciso.
(...)

Excertos da entrevista ao Jornal Público - Dezembro de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário