♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 17 de junho de 2010

SUA MAGESTADE A RAINHA DONA AMÉLIA DE REGRESSO A PORTUGAL

«A viagem da Raínha decorreu de 19 de Maio a 30 de Junho de 1945; foi de Lisboa a Fátima, do Buçaco ao Mosteiro de Alcobaça e Batalha, parando na Ericeira, o seu porto de exílio, e visitando os dispensários que ela própria criara». - (in Stéphane Bern, «Eu, Amélia, Última Rainha de Portugal».

«Durante todos estes longos anos, nunca falei. É verdade que ainda era vivo o Rei Dom Manuel, meu filho, todo dedicado à causa portuguesa, e que tenho o orgulho de ter educado no culto da sua Pátria. E se agora vivo em França, depois de vinte e cinco anos passados em Portugal (...) as minhas afeições, e mesmo a minha tragédia, fizeram de mim portuguesa até à alma.(...) pedi que fosse desmentido um dos mais crueis boatos sobre a nossa partida de Portugal. Não fugimos para Gibraltar. Assim que embarcámos na Ericeira (...) tinhamos a intenção de nos dirigir para o Norte e desembarcar no Porto, que reclamava o seu Rei. (...) quero desmentir aqui solenemente aqueles que ainda ousam dizer que nos dirigimos para o Sul porque, a bordo, havia duas Raínhas em lágrimas. É mentira. (...). Não chorámos, não nos queixámos, não tivemos medo. Chorei, sim, mais tarde, mas de pena e desespero. Nunca os Bragança foram cobardes! (...) mesmo na morte - amámos a Pátria distante».

(Fonte: Facebook)

3 comentários:

  1. Muito admiro a frontalidade de Sua Magestade a Rainha Dona Amélia, última Rainha de Portugal e admiro-a também pela coragem demonstrada aquando da perda dos seus Entes mais Queridos, Esposo e Filho... Que tragédia!
    Gostaria de saber se os assassinos foram castigados ou não. Oxalá alguém me possa esclarecer. Cumprimentos e Bem Hajam. MariaC.

    ResponderEliminar
  2. Sim, foram castigados e mortos no lugar mesmo aonde mataram D. Carlos e filho.

    ResponderEliminar
  3. Sim, foram castigados e mortos pela polícia no lugar mesmo aonde assassinaram o Rei D. Carlos e o filho. Mas nunca descobriram os instigadores...

    ResponderEliminar