♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

JULHO DE 1910. O REI É RECEBIDO DE MANEIRA APOTEÓTICA NO BUÇACO. JORNAIS RADICAIS APELAM À REVOLUÇÃO.

Em cima, El-Rei D. Manuel II presta homenagem à gloriosa vitória Portuguesa na Batalha do Buçaco de 1810, em Setembro de 1910.

Em Julho de 1910, apelava-se directamente à revolução em folhas de jornal, por parte de radicais que não conseguiam vencer umas eleições, sem que nada se passasse.

A concepção liberal da Monarquia Constitucional permitia, não só a liberdade de imprensa, como a própria «libertinagem».

No entanto, a opinião pública actual é, felizmente, bastante mais evoluída e alfabetizada do que era em 1910.

Por isso, não são notícias que passem para o grosso dos cidadãos. As pessoas têm mais do que fazer, do que ler atoardas como as que os republicanos, lançavam por esta altura na imprensa. Nos dias que correm, devem existir jornais de extrema-esquerda e de extrema-direita, que apelam ao mesmo espirito revolucionário.

Quando El-Rei foi ao Buçaco teve um caloroso e normal acolhimento popular. Teve, em simultâneo, uma apoteótica recepção dos militares que comemoravam o centenário da batalha do Buçaco. Algo parecido sucedeu a Marcelo Caetano quando, depois do golpe das Caldas de Março de 1974, assistiu a um jogo de futebol no estádio de Alvalade. O delírio foi total!

A grande diferença é que: enquanto o Estado Novo era uma República Autoritária de Direita; a Monarquia Constitucional era uma Democracia! Os mesmos militares que no 5 de Outubro ficariam, com honrosas excepções, nos quarteis à espera de ver o que acontecia; rejubilaram com a visita de D. Manuel II.

Segundo consta, o jovem Rei terá afirmado neste dia: – «Foi hoje que conquistei o exército!»

Como é óbvio, estava Sua Majestade enganada.

A única vez que a tropa Portuguesa fez algo de útil durante todo o século XX, foi mesmo no dia 25 de Abril de 1974!

Tirando isso, especializou-se em ser a Força Armada de diversas Ditaduras republicanas!

ALS

(Fonte: PeAn e os "Cágados de pernas 'pró ar" )

Sem comentários:

Enviar um comentário