♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 27 de março de 2011

UMA HOMENAGEM SENTIDA: "ATÉ SEMPRE AVÔ - JOÃO HENRIQUE FERREIRA DE PAIVA"

Neste momento que escrevo estas palavras mais um herói português deixou este mundo. Um homem que nasceu em Lisboa no Bairro Alto, mais propriamente na Rua da Atalaia no ano de 1916. Muitas foram as histórias me contou desde que comecei a ter consciência da minha existência e a dos outros claro, desde trabalhar na embaixada inglesa e de ter sido colega de Fernando Peça numa rádio para depois ter percorrido o país desde escrivão até Chefe de Secretaria do Ministério da Justiça … Foi Comandante de Bombeiros das corporações de Serpa, Albergaria-a-Velha e Valpaços. Uma pessoa teimosa que nunca desistia do que acreditava, durante uns tempos iludido por Salazar mas no fim de vida admirador da verticalidade de Manuel Alegre e um Democrata … um Monárquico até ao fim de vida. Viu o seu genro falecer mas viu-me dar-lhe alegrias das quais tinha orgulho, desde acabar a Licenciatura com muito sofrimento até chegar a ser respeitado como fotógrafo com prémios e trabalhos publicados.

Não esquecerei as muitas conversas que tive com ele, fico de consciência tranquila porque no Verão de 2009 consegui dizer-lhe que tinha sido para mim um herói e uma inspiração porque se não fosse ele nunca teria acabado a minha licenciatura. Foi um segundo pai para mim tanto nos primeiros anos de vida como depois de o meu pai falecer, consegui realizar o meu desejo de lhe dizer o que sentia antes de me despedir dele.

Recuperou de uma doença fulminante e nem mesmo os médicos acreditavam, o pior já tínhamos visto. Tinha orgulho no neto que tinha abraçado a Causa Monárquica, a Causa dele e do pai dele. Tinha orgulho de saber que tanto do sangue dele havia em mim, o amor pela fotografia, o amor pela Causa Pública e pela leitura. Tive tempo de ir à casa onde ele nasceu, recebi dele os livros mais preciosos da colecção dele, viveu muito e com Honra e Dignidade. Foi um homem que marcou o tempo dele pelas terras onde passou. Morreu de um dia para o outro, sem sofrer em paz.

Duas corporações de Bombeiros foram ao funeral (Albergaria-a-Velha e S.Pedro do Sul) a bandeira da Corporação da qual foi comandante foi no caixão. O povo da região fez-lhe uma justa homenagem e nós os primos e netos levámos em punho o caixão até à última morada honrando a memória dele.

Vai em Paz e que Deus te acompanhe para sempre …

Rui Paiva Monteiro
Webmater Causa Monárquica
Conselho de Fóruns
Coordenador do IDP – Redes digitais

A Real Associação da Beira Litoral associa-se a esta singela homenagem ao Grande Herói Português que foi o Avô do nosso associado Rui Monteiro, deixando ao Rui e à família enlutada os nossos sentimentos nesta hora tão difícil. Por diversas vezes testemunhamos o Amor e a admiração que o Rui nutre  e nutrirá sempre pelo seu Avô. Coragem Rui, estamos consigo e precisamos de si.

1 comentário: