♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 19 de maio de 2011

REGIMENTO DE INFANTARIA 15 (RI15) - 205 ANOS DE HISTÓRIA

O Regimento de Infantaria 15 vai assinalar 205 anos de existência no dia 19 de Maio.
 
Recorde-se que actualmente o Regimento de Infantaria Nº 15 (RI15) é uma unidade da Estrutura Base do Exército, aquartelada em Tomar, actualmente com o encargo operacional de organizar, treinar e manter o 1º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (1ºBIPara) da Brigada de Reacção Rápida.

Foi por Decreto de 19 de Maio de 1806, que as Unidades de Infantaria do Exército Português até então designadas pelo nome do seu Comandante ou pelo nome da terra onde estavam de guarnição, foram, pela primeira vez numeradas, coube o n.º 15 ao então 2.º Regimento de Olivença que tinha sido criado em Novembro de 1707, no reinado de D. João V.

Logo no começo do seu reinado, D. João V tratou de melhorar as condições do Exército e promulgou Novas Ordenanças que, moldadas nas francesas, trouxeram às nossas instituições militares os aperfeiçoamentos mais notáveis da época.

Os Terços, nome dado às unidades de infantaria, desde que após a Revolução de 1640 se constituiu o primeiro Exército Permanente de Portugal, foram substituídos pelos Regimentos, que se compunham então de 12 companhias, incluindo a de granadeiros, comandadas por capitães, sendo o Regimento comandado por um coronel com um estado maior constituído por um tenente-coronel, um sargento-mor, dois ajudantes e um cirurgião.

O Regimento de Infantaria N.º 15, herdeiro, portanto, do 2.º Regimento de Olivença, foi sempre uma unidade distinta e de valorosas tradições.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário