♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 15 de junho de 2011

GOOGLE COMEMORA OS 123 ANOS SOBRE O NASCIMENTO DE FERNANDO PESSOA

O Doodle-Google comemora 123° aniversário de Fernando Pessoa
 
Ontem, dia 13/06/2011, o Google publicou mais um de seus Doodles, dessa vez em comemoração ao 123° Aniversário de Fernando Pessoa .
 
A lingua portuguesa, um valor defendido por Dom Duarte desde o primeiro momento, tem hoje o seu dia no maior motor de buscas do planeta.
 
 Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.
 
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um “legado da língua portuguesa ao mundo”.
 
Por ter crescido na África do Sul, para onde foi aos seis anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.
 
Ao longo da vida trabalhou em várias firmas como correspondente comercial. Foi também empresário, editor, crítico literário, ativista político, tradutor, jornalista, inventor, publicitário e publicista, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um “drama em gente”.
 
Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: “I know not what tomorrow will bring… ” (“Não sei o que o amanhã trará”).Wikipédia
 
A comemoração vem no seguimento da queda da Google no mercado brasileiro para o concorrente da Microsoft. Não deseja perder um dos maiores mercados, o da lusofonia.

 
Dom Duarte tem vindo há anos a promover o valor estratégico da lingua portuguesa enquanto valor tangivel não só com campanhas de apoio a iniciativas, como o acordo ortográfico, como com acções, como a recente atribuição da nacionalidade timorense ao Herdeiro do Trono Português.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário