♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 29 de junho de 2011

OPERAÇÃO VALQUÍRIA - A NOBREZA AO SERVIÇO DA LIBERDADE!

von Stauffenberg
No próximo dia 20 de Julho farão 67 anos que foi perpetrado um atentado contra Hitler,  explosão de uma bomba em seu quartel-general, Wolfsschanze (“Toca do Lobo“), na Prússia Oriental. A represália não se fez esperar: mais de quatro mil pessoas, membros e simpatizantes da resistência, foram executadas nos meses seguintes.


De tal forma eram próximos os contactos com as pessoas que trabalhavam activamente contra o nazismo que no início de 1944 D.Maria Adelaide de Bragança,  neta do Rei D.Miguel I, soube da preparação da Operação Valquíria que tinha como objectivo aniquilar Hilter. Embora D.Maria Adelaide não conhecesse directamente Claus Philipp Schenk Graf von Stauffenberg, falava directamente  com várias pessoas que com ele se relacionavam. Aliás ele era amigo do príncipe Carlos Augusto de Thurn e Taxis casado com a irmã D.Maria Ana de Bragança, e morava perto deles em Baviera.

D.Maria Ana e D.Maria Adelaide foram presas pelos Nazis por ouvir a Rádio BBC, crime punível com pena de morte.  Enfrentando ambas a pena de morte, o Estado Português eficazmente salvou-as, deu-lhes Passaporte Diplomático. Depois de passarem pelas privações e tendo um passaporte de um País Neutro, D.Maria Adelaide poderia ter-se deixado ficar mas tomou o caminho mais difícil.  Com o que viu na Cadeia, a maneira como os responsáveis pela Operação Valquíria foram barbaramente torturados fez com que  decidisse entrar na Resistência activa contra o nazismo. Ofereceu-se para ir tratar os feridos na frente de guerra. Seria mais que justo que o Estado Alemão reconhecesse o contributo de D.Maria de Adelaide de Bragança para a Liberdade que hoje gozam.

Na esmagadora maioria o grupo responsável por esta acção de resistência contra o nazismo era composto por muitos militares oriundos de famílias nobres e de católicos, eram contra o genocídio contra judeus, polacos, russos e outros grupos da população estigmatizados pelo regime de Hitler para além de porem em causa a maneira como o mesmo conduzia a Guerra e distorcia o sentido da Pátria Alemã .  Hoje são recordados pelo Povo Alemão como um exemplo de Resistência e da luta pela Liberdade

Von Stauffenberg diante do pelotão de fuzilamento, suas últimas palavras foram:
– “Es lebe das heilige Deutschland! (Vida Longa para a sagrada Alemanha!)”

Deram o maior exemplo que um “Nobre” pode dar pelo seu Povo, lutar pela Liberdade do mesmo.
Rui Monteiro (Publicado em "Causa Monárquica")

Fontes : Wikipédia, D. Maria Adelaide de Bragança – A Infanta Rebelde de Raquel Ochoa

Sem comentários:

Enviar um comentário