♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 4 de junho de 2011

UM PROJECTO "GENEALL" A PRECISAR DO APOIO DE TODOS NÓS!

Geneall.net é um projecto de Genealogia de carácter científico e cultural, sem fins lucrativos, que tem como principais objectivos:

1. Promover, divulgar e conservar estudos e investigações genealógicas de carácter científico;
2. Disponibilizar na internet as obras de Genealogia publicadas, com especial prioridade para as obras de referência e as de menor acessibilidade por parte dos investigadores;
3. Aproximar os estudiosos destas matérias;
4. Fomentar o desenvolvimento do estudo da Genealogia;
5. Estabelecer, numa base de dados única, as ligações genealógicas que unem os portugueses até hoje.


Geneall.pt é o site de língua portuguesa do projecto global Geneall que inclui outros cinco sites definidos pelas línguas dos seus nacionais - inglês, espanhol, francês, alemão e italiano - e ainda um sétimo site que incorpora genealogias dos países não abrangidos por estas línguas. O Geneall.pt integra a informação genealógica que respeita essencialmente a Portugal e Brasil mas também a todos os outros países de expressão portuguesa.

Geneall.pt é um projecto de Genealogia de carácter científico e cultural, sem fins lucrativos, que tem como principais objectivos:

1. Promover, divulgar e conservar estudos e investigações genealógicas de carácter científico;
2. Disponibilizar na internet as obras de Genealogia publicadas, com especial prioridade para as obras de referência e as de menor acessibilidade por parte dos investigadores;
3. Aproximar os estudiosos destas matérias;
4. Fomentar o desenvolvimento do estudo da Genealogia;
5. Estabelecer, numa base de dados única, as ligações genealógicas que unem os portugueses até hoje.

Constituem fontes primárias deste projecto:
1. As obras de Genealogia publicadas ao longo de séculos que se encontrem disponíveis na Biblioteca Genealógica de Lisboa;
2. O resultado das investigações dos webmasters do Geneall, tanto as realizadas até aqui como as que vierem a realizar-se.

Constituem fontes acessórias:
1. As informações disponibilizadas no Forum da Base de Dados;
2. As sugestões de correcções e actualizações enviadas pelos visitantes do site e por nós editadas quando entendamos que se justifique.

Na sua estrutura medular, a Base de Dados é composta por registos individuais ligados genealogicamente entre si. Trabalhamos no sentido de encontrar apenas um registo por indivíduo, apresentando sempre que possível soluções genealógicas que conduzam ao enlace das várias fontes, reproduzindo e tentando desvendar a verdade histórica. A Base de Dados assume assim a natureza de um laboratório de Genealogia dinâmico e em permanente construção, que proporciona o seu próprio aperfeiçoamento e aporta matéria para trabalhos sérios de investigação que a comunidade científica desenvolva exteriormente, devolvendo-nos as suas conclusões.

O Fórum, que foi criado inicialmente como auxiliar da Base de Dados, espaço de troca de informações sobre os dados em edição, tem-se vindo a afirmar para além disso, como centro de reflexão e debate de questões genealógicas que transcendem a Base de Dados, e já constitui um importante repositório de informações genealógicas com a qualidade própria de cada interveniente.

Na tradição do projecto Genea Portugal lançado na internet em 2000 e de que o Geneall.pt é continuador, muitos registos de nomes de pessoas surgem aqui acompanhados de uma (ou mais) bolas, que os identifica como descendentes dos vários reis, indicados como referência das respectivas nacionalidades. Esse princípio está estabelecido em todos os sites. Assim:

uma bola azul-clara identifica os descendentes de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal;
uma bola amarela os descendentes de Carlos Magno, imperador da Alemanha e rei de Itália;
uma bola verde os descendentes de Fernando I o Magno, rei de Castela e Leão;
uma bola azul-escura os descendentes de Hugo Capeto, rei de França;
uma bola encarnada os descendentes de Guilherme I, o Conquistador, rei de Inglaterra

Estas linhas ascendentes, comuns a muitos portugueses e brasileiros são visíveis em todas as páginas. Prevalece, no site português, a bola azul-clara. Mas é possível seguir as outras bolas - mais fáceis de acompanhar através das páginas de costados - bastando para o efeito navegar nas versões das línguas a que respeitam, clicando previamente na bandeira, que está colocada na barra de fundo de cada página.

Graças à integração dos vários sites num projecto global, as pesquisas realizadas incidem sobre a totalidade dos registos disponíveis, havendo apenas a necessidade de ter presente que os nomes estão escritos na língua original.

Tratando-se de um site privado mantido por genealogistas e não de um serviço realizado pela Administração Pública ou sustentado por qualquer entidade mecenática, temos procurado assegurar a manutenção deste projecto mediante:

1. As adesões ao Geneall Plus.
2. As receitas de vendas de livros na Livraria do Guarda-Mor:  http://www.guardamor.com/
3. A Ajuda profissional.
4. Os serviços disponibilizados no Espaço Guarda-Mor.
5. As receitas da publicidade proveniente das visitas aos anúncios acessíveis a partir das nossas páginas.

A par da componente científica e formativa deste trabalho, esperamos que o Geneall consiga traduzir, através da sua componente lúdica, o contentamento que nos proporciona a sua construção.

Sem comentários:

Enviar um comentário