♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 7 de julho de 2011

REIS DE MARROCOS VENCE REFERENDO SOBRE REFORMAS CONSTITUCIONAIS

O rei do Marrocos, Mohammed 6º deposita seu voto em urna; ele saiu vitorioso de votação de referendo na sexta
O rei do Marrocos, Mohammed VI deposita seu voto em urna; ele saiu vitorioso de votação de referendo na sexta

O rei Mohammed VI, de Marrocos, venceu na sexta-feira por maioria esmagadora um referendo sobre reformas constitucionais propostas na tentativa de aplacar os protestos de rua da chamada “Primavera Árabe”, indicaram resultados preliminares.

O ministro do Interior, Taib Cherkaoui, disse que 98,5% dos eleitores foram a favor da nova Constituição, com 94% dos votos apurados. O resultado final deve levar alguns dias.

O novo estatuto garante explicitamente poderes executivos ao governo, mas mantém o rei à frente do gabinete, do Exército, das autoridades religiosas e do poder judiciário.

Abdeljalil Bounhar/Associated Press

REFERENDO

Os marroquinos compareceram às urnas na sexta-feira em um referendo sobre a reforma constitucional. A votação começou às 8h e se encerrou às 19h.

Quase 13 milhões de marroquinos estão registrados para votar e decidir a favor ou contra a reforma constitucional que propõe, entre outras coisas, modificar o equilíbrio de poderes em benefício do primeiro-ministro e do Parlamento.

No entanto, o rei ainda continuaria à frente do Exército e poderia dissolver o Parlamento, mas não mais unilateralmente, como é hoje.

A imprensa estatal, quase todos os jornais, os principais partidos políticos, os grandes sindicatos e as mesquitas do reino defenderam a reforma constitucional.

A oposição, no entanto, defendeu o boicote.

Fonte : A Folha
Publicado por Rui Paiva Monteiro em "Causa Monárquica"

Sem comentários:

Enviar um comentário