♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

AMÉRICO CARNEIRO - A ALMA DE UM MONÁRQUICO

Barcelos C. 1510
O pintor Américo Carneiro e o Castelo de Amieira (Castelos do Santo Condestável)
Barcelos – Peregrinação a Nossa Senhora da Franqueira
O pintor Américo Carneiro e a deputado municipal Sílvia Oliveira
Largo da Porta Nova - Barcelos
Largo do Apoio (Barcelos)
Castelo de Porto de Mós (Castelos do Santo Condestável)
Armas da Santo Condestável (Pereiras)
Visitante atento à exposição
Drº Vitor Pinho, Bibliotecário Municipal de Barcelos, Drº Armandina Saleiro, vereadora do Pelouro da Educação e da Cultura da CM Barcelos e o pintor Américo Carneiro.
Apresentação do Livro
“DIÁRIO POÉTICO”
de
Américo Carneiro
O pai Américo Carneiro e a filha Sofia
RECITAL DE PIANO
por
Rita Moura Carneiro

Américo Carneiro
Natural de Ponte de Lima (1955), residente em Viana do Castelo. Expõe as suas obras regularmente - nas áreas da aguarela, desenhos e óleos – desde 1984, data em que se apresentou na IV Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira.
Representado em diversas colecções públicas e privadas em Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, França, Estados Unidos da América, Finlândia, Nova Zelândia, no Museu Diogo Gonçalves, Portimão, nos Museus Municipal e do Traje, em Viana do Castelo, e Municipal de Caminha.
Múltiplas Exposições Individuais e Colectivas por todo o Alto-Minho - Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Ponte de Lima - em Barcelos, na Nazaré, em Portimão, Braga, Guimarães, Caminha e Cernache do Bonjardim; Em França, em Paris (“11.éme Salon d`Automne de Pontault-Combault”) e na Cidade de Vandoeuvre.
Tem realizado alguma obra gráfica e ilustrado livros de Poesia, bem assim como assinado obras de reconstituição patrimonial e etnográfica, estudos de Arte Antiga e Arte Românica, de Heráldica e de Artesanato. Nesse âmbito, as Exposições “A Linha do Extremo”(- Mês de Março de 2010, na Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima; - Mês de Setembro de 2010, na Casa-Museu do Pintor Túllio Victorino, na Vila de Cernache do Bonjardim), os Documentários em Vídeo “Castelos de Portugal” (I e II)- -Homenagem ao Poeta Miguel Torga, “ROSA ou A Criação do Mundo”- Homenagem à Artista Rosa Ramalho ; “ Viagem Pela Saudade “ e “ Viagem Romântica Pelo Românico”; Exposição “TERRAS DE CAMINIA” ; A Dissertação “ARTE E SAGRADO : UMA LEITURA POR UM ARTISTA DO SÉC. XXI” (Revisitação da sua Exposição “BRAVÃES”, e das Obras dos Iluminadores das “Cantigas de Santa Maria”, de Alfonso X, El Sabio, da Abadessa Hildegarde von Bingen, e dos Pintores Contemporâneos Portugueses Jorge Pinheiro e Lima de Freitas); A Dissertação “TRADIÇÃO” (Revisitação dos Barristas e das Feiras dos Barros em Ponte de Lima, e das Obras de Teixeira de Pascoaes, António Quadros e do Conde d`Aurora ); A Dissertação e Exposição “Rastos de Um Leão na Côrte de D. Manuel”(Pinturas e Desenhos de Heráldica Sobre Pergaminho, Aguarelas, Sépias e Sanguíneas), primeira Exposição de Pintura “Castelos de Portugal” (em Viana do Castelo), e a segunda em Caminha, no Verão de 2011….
Autor dos livros “Terra-Mãe”(2008), “Tradição”(2009), “Ponte de Lima – In Perpetuam Rei Memoriam”(2010), “Terras da Nóbrega – No Coração da Ribeira-Lima”(2010), “Os de Refóios – Nascimento de Uma Nação (2011), e um – o primeiro dedicado à poesia e à fotografia – intitulado “Diário Poético” (Compilação da Colaboração prestada a vários Jornais regionais); Em finais de 2011 e prestes a celebrar os 30 Anos de Actividade Artística (1982/2012), prepara-se para apresentar (por subscrição e edição caseira e artesanal, totalmente independente) uma reedição de um Catálogo de Arte de 1989 (“Apontamentos”) e de um Estudo de Psicologia Social da autoria da Ilma.
Membro da Academia de Letras e Artes. Sócio do Centro de Estudos Regionais ( Alto-Minho), Viana do Castelo.
Durante o ano de 2009 levou a cabo duas Dissertações: - “Nuno de Santa Maria”, com apresentação pública do seu filme homónimo, em Cernache do Bonjardim (5.9.2009), Terra Natal do Santo Condestável, D. Nuno Álvares Pereira ; E “Fernando Pessoa - A Poesia e a Arte do V Império”, com apresentação pública do seu filme “Índia De Tomar a Goa”, na Sessão de Apresentação do seu Livro “Tradição” em Ponte de Lima, no Auditório Municipal (12.12.2009). No ano de 2010 (9 de Julho), no decurso da apresentação e lançamento dos livros “Ponte de Lima - In Perpetuam Rei Memoriam” e “Terras da Nóbrega – No Coração da Ribeira-Lima”, na Sala Couto Viana – Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, e no âmbito da 30.ª
Feira do Livro de Viana do Castelo, fez uma Dissertação sobre “Pistas Para A Leitura dos Novos Livros”.

1 comentário:

  1. Meus cumpeimentos Sr. Americo sempre inaltecendo a cultura de nossa pátria Mãe trabalhos belissimos...grande abraço deste lado do continente Brasil. ; - )

    ResponderEliminar