♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PRÍNCIPE DOM LUÍS FILIPE DE BRAGANÇA - O PRÍNCIPE ESQUECIDO

Apresentação do primeiro filho da Família Real Portuguesa ao mundo
Breve Resumo de Sua Fidelíssima Majestade Herdeira ao Trono de Portugal Príncipe Real Luís Filipe de Bragança....não será melhor o Cognome de Príncipe Real Esquecido!!

LISBOA PALÁCIO DE BELÉM, 21 de Março de 1887
Por toda a Cidade de Lisboa Ouve-se o Eco de Salvas de Canhão, nascia um Príncipe. O Príncipe Real Dom Luís Filipe de Bragança





O Príncipe Real, Dom Luís Filipe ao colo da avó, a Rainha Senhora D.Maria Pia À direita de ambos está D.Amélia (ainda Duquesa de Bragança) e o Rei D.Luís I. Atrás, o terceiro a contar da esquerda encontra-se D. Carlos I de Portugal.

Nasceu e cresceu no seio de uma Família Real carismática, unida, cooperante, harmoniosa e agradável.

Amado era o menino Querido da avó....a Rainha D. Maria Pia. Como prova encontra-se no fim deste texto uma foto carinhosa entre avó e neto que daria origem a uma pintura de Enrique Casanova....pintor da corte.

O retrato celebre pela cumplicidade entre a Rainha D. Maria Pia e o seu Neto Luiz Filipe

2 anos mais tarde nacerá o seu irmão o Infante D. Manuel!

Contudo o ambiente da época foi alvo de acontecimentos socias e politicos hostis e muito conturbados. No dia em que nasceu D. Manuel, 15 de Novembro foi deposto no Brasil o seu parente D. Pedro II de Bragança. Mau prenúncio....

A mãe....a Rainha Senhora Dona Amélia que sempre teve com os Príncipes uma relação de muita cumplicidade e ternura, como seria natural.... Preocupada emn dar educação esmerada e como convinha a Príncipes do séc XX....os preceptores reais orientaram os Príncipes em Literatura Portuguesa, Filosofia, direito, geografia, história, matemática, topografia, balística e táctica e ainda em literatura, geografia e filosofia da história alemã.

Príncipe Real Dom Luiz Filipe, envergando calça comprida, bota de polimento e cartola, numa idade em que isso seria impenssável para qualquer outra criança 1900.
Príncipe Dom Luiz Filipe com o uniforme do Colégio Militar 1900, tinha apenas 13 anos.
No ano de 1900, quando Dom Luís Filipe tinha 13 anos, a sua educação foi confiada a Mouzinho de Albuquerque, o herói das Guerras de África. Este ensinou-lhe o sentido da disciplina e os conhecimentos militares, áreas pelas quais o Príncipe revelou ter Aptidão natural.
O Príncipe que queria ser Rei
Dom Carlos I e Dom Filipe.
No ano de 1901, no 25 de Maio, Dom Luís Filipe foi jurado herdeiro do trono de Portugal.
O Príncipe que queria ser Rei

Dom Luís Filipe revelou ter uma personalidade Forte, determinada, carismática e Divertida!
O Príncipe herdeiro assistia regularmente às Sessões no Parlamento e foi desde muito cedo convocado para funções oficiais.

Era um Príncipe herdeiro excelentemente qualificado, nele residiam Todas as Esperanças de um Portugal menos SOFREDOR, de um Reino Luminoso e Próspero!


Príncipe Real D. Luiz Filipe

O ano de 1907 foi especial para Dom Luís Filipe de Bragança, porque nesse ano realizou uma viagem oficial a África com o objectivo de reafirmar os direitos dos Portugueses à posse das colónias.

"Ver e conheçer o que é nosso e os lugares onde fizemos tão grandes coisas" D. Luís Filipe

Benguella. Ponte-Caes, Desembarque do Príncipe Real D. Luiz Filipe
Sua Alteza Real Dom Luiz Filipe de Órléans e Bragança, Príncipe da Beira, na residência do Governador-Geral na Ponta Vermelha em Lourenço Marques, no dia 2 a Agosto de 1907

A visita de Luiz Filipe, herdeiro da coroa, às colónias portuguesas de São Tomé, Moçambique, Angola e Cabo Verde, decorreu entre 1 de Julho e 27 de Setembro de 1907 e foi essencialmente um exercício de relações públicas e afirmação de soberania perante os demais poderes europeus.

Tirando as expedições reais a Marrocos no século XV, foi a única vez que um membro duma família real portuguesa esteve em África.

O nome original da cidade de Pemba, Porto Amélia, era o da sua mãe, Amélie de Órléans, a rainha portuguesa e uma francesa pertencente à Casa de Órléans, cujo pai era o pretendente à coroa francesa. Quando ela se casou aportuguesou o nome próprio para Amélia.

A cidade moçambicana da Beira ainda hoje tem o nome de um dos títulos de Dom Luiz Filipe, cujo nome completo era (ok cá vamos nós) Luís Filipe Maria Carlos Amélio Vítor Manuel António Lourenço Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Bento de Bragança Saxe – Cobourg-Gotha e Orléans.

Para além de Príncipe da Beira (neste caso da província portuguesa da Beira) ele tinha ainda os títulos de Duque de Bragança e da Saxónia, Duque de Barcelos; Marquês de Vila Viçosa; e Conde de Arraiolos, de Barcelos, de Neiva e de Ourém. Foi Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e foi ainda Cavaleiro da Ordem da Jarreteira.

Luiz Filipe veio para Lourenço Marques, de onde seguiu para vários pontos da costa moçambicana e depois visitou ainda a África do Sul e a (então) Rodésia, onde deu dose de charme aos ingleses e aos boers.

Mousinho de Albuquerque, conhecido pela prisão do régulo Gungunhana em Chaimite no dia de Natal de 1895, foi nomeado aio (preceptor) de Dom Luiz em 1898. O príncipe tinha 13 anos de idade. Em Janeiro de 1902 Mousinho cometeu suicídio.

O herdeiro da coroa portuguesa na cerimónia de lançamento da primeira pedra da primeira câmara municipal de Lourenço Marques, a 2 de Agosto de 1907
jornal da Época

A Bordo do Navio "África" com a comitiva, foi o primeiro membro de uma familia real europeia em visita oficial a África.

Claro que os nossos Republicanos da época trataram de subverter a ideia da viagem....alegando excessivos e desnecessários os gastos da viagem aquele território!!! Eram espertos.....hoje é dos locais mais ricos do Mundo!!

A viagem que o Príncipe Dom Luiz Filipe fez às colónias em 1907 com Paiva Couceiro.

Regressou a Portugal, a fins de 1907. Mal sabiam que tendo escapado às perigosidades e instabilidades de África, iria acontecer pouco depois, Uma Tragédia Terrível que iria Abalar Toda a Família Real, o REINO DE PORTUGAL e os restantes Reinos, com os quais a Família Real Portuguesa tinha ligações de parentesco e afinidades.

O Príncipe Real, sabendo das ameaças de morte a D. Carlos I, andava sempre armado de revólver, jurando sempre que o matariam primeiro a ele antes que ele deixasse matar o seu Pai e seu Rei.

Dom Luiz Filipe com o uniforme de gala da Marinha.

E de facto, os relatos dizem que antes de morrer ainda atirou a um dos Regicídas, matando-o mesmo.

1 de Fevereiro de 1908.

 A última fotografia do Rei D. Carlos, captada quando, acompanhado pela rainha D. Amélia, desembarcava na estação de vapores sul e sueste, às 5h da tarde, poucos minutos depois antes do atentado.

D. Amélia, D. Carlos I e D. Luis Filipe
El-Rei D. Carlos I e o seu Herdeiro D. Luis Filipe

Martires de um acto selvático de cobardia, os infames conseguiram derramar o sangue nas Ruas!!

Neste dia morreram mais pessoas inclusive espectadores inocentes que assistiam à passagem da família real, do que em todo o Reinado de El-Rei Dom Carlos I de Portugal!

Um acto de terrorismo sem precedentes sem Portugal.

A dor de uma Rainha que se viu desde muito cedo rodeada pela morte. Chora sobre o leito do seu filho e marido.

O último olhar sobre o seu povo a sua cidade do Rei D. Carlos I e do legitimo herdeiro Luiz Filipe

O Desepero de uma mãe e Esposa impotente pelo poder das armas em mãos assassínas...

21 de Março de 1887 a 1 de Fevereiro de 1908 " O Rei que não Reinou"
A dor de uma mãe e o sofrimento de um irmão que viu à sua frente morrer o seu irmão...

O Resultado Final

O Resultado Final

Sem comentários:

Enviar um comentário