♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 29 de março de 2012

FREGUESIAS COM HISTÓRIA EM RISCO DE EXTINÇÃO - ARENTIM

Arentim, uma freguesia que tem as suas delimitações definidas há mais de mil anos é uma freguesia a extinguir.

Informar a população sobre o que “realmente está em causa” com a reforma da administração local e apelar à participação na grande manifestação que a Anafre — Associação Nacional de Freguesias promove no próximo dia 31, em Lisboa.
“Arentim é uma freguesia a extinguir. Na versão do Governo é uma freguesia a unir, mas o que realmente se pretende é acabar com Arentim”, começou por dizer Manuel Pinto, presidente da junta.
Membro da Anafre, Manuel Pinto revelou ter “informação privilegiada” sobre o que o Governo pretende fazer e que é proceder à votação final da reforma do mapa de freguesias no próximo dia 27. “A determinação do Governo é muita e não nos ouve.
Ou melhor, até nos ouve, mas não nos escuta”, disse o autarca, frisando que se sente triste só de pensar que poderá ser o último presidente de junta de Arentim, uma freguesia que tem as suas delimitações definidas há mais de mil anos.
Manuel Pinto contrariou o argumento de que esta reforma é uma imposição da troika: “no memorando assinado com a troika fala-se da diminuição de freguesias e de concelhos. O Governo já deixou cair a vontade de mexer nos concelhos, por isso também pode deixar as freguesias em paz”.
O autarca recusa querelas políticas e não esquece que também o Governo PS já tinha iniciado este processo de reforma do poder local. Em Arentim, este tema gera consenso entre as forças políticas, como ficou demonstrado pela presença na mesa do plenário de representantes da oposição.
E as forças políticas apelaram ao movimento associativo para que se associe a esta luta, nomeadamente através da sua participação na manifestação do dia 31. “O que se pretende é realizar uma manifestação sui generis com os movimentos etnográficos das freguesias: ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, entre outros”, explicou o presidente da junta, dando nota que já tinha informação de que o Grupo Cénico de Arentim vai desfilar na capital do país envergando os melhores trajes do seu valioso espólio.
Aos populares que se quiserem associar, a Junta de Freguesia garante transporte num autocarro já fretado para realizar a viagem até Lisboa.
AMPLIAR PARA LER
Jornal "Correio do Minho" de 19 de Março, pág. 5

Sem comentários:

Enviar um comentário