♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 27 de maio de 2012

180º (CENTO E OITENTA GRAUS)

1999, no final do século passado. Timor vai-se matando, mais guerrilha, mais indonésios. O Mundo desperta e toma uma atitude. Por cá, à distância de quatro anos do Europeu de futebol, as varandas cobrem-se não de rubro-verde mas de lençóis brancos. Quiçá bastantes para enxugar os  remorsos, perdão, o patriotismo da República Portuguesa (parafraseando a sacrossanta Constituição do actual Regime).
2012, de acordo com a imprensa escrita. O Presidente deste nosso desastre, Cavaco Silva, desloca-se ao estado soberano de Timor-Leste e sorri. Taur Matan Ruak - quem será, para o comum dos mortais? - sorri também. Há vénias e uma pergunta no ar (sempre conforme os jornais): «Neste momento qual é o país que precisa mais de ajuda do outro?»... Asiaticamente, a substância daquele estranho enigma mantém o sorriso - «deixa uma porta aberta à possibilidade de os timorenses ajudarem os portugueses» - e é Cavaco que termina não negando a valia desse auxílio, caso seja «um bom negócio para eles». "Eles" são os presididos pelo tão indecifrável designativo.
1987, retrocedendo no tempo. O Duque de Bragança,  o Chefe da Casa Real de Portugal, apela e encabeça uma campanha visando a  ajuda aos desgraçados provenientes dessa longínqua latitude e arrumados às três pancadas no Vale do Jamor. Para que não lhes faltem nem os cobertores nem a comida.
Que mais acrescentar? Talvez apenas - viva o Rei! Vale o mesmo (já agora) - viva Portugal!
(Antecipando, é claro, a resposta aos costumes na seguinte forma: perguntem a Timor e aos timorenses...).

Sem comentários:

Enviar um comentário