♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 17 de maio de 2012

AMANHÃ: DIA DOS MUSEUS. VISITAS GUIADAS E ESPECTÁCULOS COM ENTRADA GRATUITA

Visitas guiadas, espectáculos, palestras, maratonas de leitura e atelieres para crianças vão animar museus de todo o país, para celebrar o Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio, na sexta-feira.

Instituído em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional dos Museus, com entrada gratuita nestes espaços, tem como objectivo sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.  

No sábado, 19 de Maio, celebra-se a Noite dos Museus, iniciativa lançada em 2005, em França, e à qual Portugal também aderiu, a nível institucional através do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), festejando com iniciativas semelhantes às do Dia dos Museus, também com entrada gratuita.

Este ano, o Dia dos Museus tem como tema "Museus num mundo em mudança: Novos desafios, novas inspirações", desafiando todos os espaços a adaptar-se com criatividade às mudanças globais.

Além das visitas guiadas a exposições e a locais habitualmente fechados ao público, os 28 museus e cinco palácios nacionais, dispersos pelo país, assim como os da Rede Portuguesa de Museus vão apresentar espectáculos de música, teatro, dança, palestras e atelieres para crianças.

No dia 18 de Maio, sexta-feira, e no dia 19 de Maio, sábado, os museus e palácios do IMC estarão abertos gratuitamente -- no dia 18, entre as 10:00 e as 18:00; no dia 19, a partir das 18:00, até por volta da meia-noite --, oferecendo aos visitantes um conjunto de iniciativas muito diversificadas.

Em Lisboa, na sexta-feira, o Museu dos Coches realiza, a partir das 10:00, os tradicionais passeios de carruagens puxadas por cavalos até ao Mosteiro dos Jerónimos.

Na Noite dos Museus, a partir das 18:30, fará ainda uma projecção em forma de visita virtual que documenta a evolução do novo museu, em construção a algumas centenas de metros, e que deverá abrir no final de 2013.

No Museu de Arte Popular haverá uma demonstração de robótica, o Museu da Música falará sobre a música portuguesa, em 57 minutos, e o Museu Nacional de Arqueologia realiza atelieres sobre jóias.

No Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis celebra a data com uma actuação do grupo de Artes Circenses da Escola de Miragaia, seguida de oficina, e, na Noite dos Museus, promove vários concertos, um deles pelo Ensemble Vocal Capella Duriensis, dirigido pelo maestro Jonathan Ayerst.

No Alentejo, o Museu de Évora celebra a data no sábado com um concerto pelo Coral de Évora e o Coro da Ordem dos Engenheiros de Lisboa, e com a inauguração da exposição "Desenhos de Joaquim Bravo - Colecção do Museu de Évora".

No Algarve, no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, o sábado é celebrado com a apresentação pública do Projecto "Casas com História".

Também a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) vai desenvolver várias acções com a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, no sentido de sensibilizar todo o parlamento para o património cultural.

Fonte da direcção da APOM disse à agência Lusa que, no dia 18 de Maio, os computadores dos deputados e os écrans disponíveis nas áreas públicas do parlamento, vão exibir um filme sobre os museus portugueses distinguidos nos últimos anos pela entidade.

Ao longo da semana, os deputados irão visitar alguns destes espaços, em Lisboa, nomeadamente o Museu Geológico, o Museu da Farmácia, o Museu de São Roque e o Museu do Carmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário