♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 23 de junho de 2012

1º VISCONDE DE PESO DA RÉGUA

Gaspar Teixeira de Magalhães e Lacerda (21/08/1763 - ?/02/1838), 1.º visconde de Peso da Régua, conhecido por General Gaspar Teixeira, foi um militar e político português que se distinguiu como comandante das tropas miguelistas que fizeram o Cerco do Porto.
 
No decurso da Guerra Peninsular assumiu papel de grande relevo na condução das operações das forças portuguesas. Foi promovido a marechal-de-campo em 12 de Outubro de 1815, sendo-lhe confiado o comando das 5.ª e 6.ª Brigadas de Cavalaria do Exército Português.
Apesar da sua influência e currículo aparentemente liberal, entra lentamente em ruptura com o poder político do vintismo, sendo logo, em 1820, um dos participantes na Martinhada que o sujeitou um curto desterro. Já afastado do poder político dominante, em 10 de Fevereiro de 1822, foi transferido para o Governo de Armas de Trás-os-Montes. Nessas funções, aderiu à sublevação liderada pelo Marquês de Chaves, é derrotado e forçado a um exílio em Espanha. O exílio foi curto, pois a reviravolta operada pela Abrilada permitiu o regresso a Portugal e a reintegração no posto de brigadeiro.
 
A 4 de Janeiro de 1827 passou à situação de reforma, no posto de tenente-general. Contudo, com o agudizar da crise que conduziu à Guerra Civil Portuguesa, em 22 de Junho de 1828, por ordem do próprio D. Miguel I, voltou ao serviço activo sendo nomeado novamente para o cargo de Governador de Armas de Trás-os-Montes.
 
Por razões não esclarecidas, em 22 de Junho de 1830, foi exonerado do Governo das Armas de Trás-os-Montes e nomeado Conselheiro de Guerra, cargo honorífico de pouca influência na condução das operações. Contudo, pela necessidade, devido à falta de comandantes, em 4 de Agosto de 1832, depois de D. Miguel I ter dividido Portugal em cinco regiões militares, foi nomeado Comandante da Região Militar do Norte - a 1ª Região Militar. Nessas funções teve um papel relevante na resistência Miguelista ao desembarque liberal do Mindelo e à ocupação da cidade do Porto. Esteve nessas funções até 26 de Outubro de 1833, participando em algumas das mais decisivas acções da Guerra Civil.
 
Naquela última data foi nomeado pelo rei D. Miguel I para o Governo de Armas da Corte e Província da Estremadura, cargo que exercia quando se rendeu às forças liberais comandadas pelo conde de Vila Flor.

Sem comentários:

Enviar um comentário