♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 16 de junho de 2012

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS PINHARANDA GOMES NO SABUGAL

Pinharanda Gomes durante a homenagem que lhe foi prestada aquando da
inauguração do centro de estudos com o seu nome, no concelho do Sabugal.  

Foi inaugurado no passado dia 9 de Junho o Centro de Estudos Pinharanda Gomes. Localizado no Concelho do Sabugal, este espaço acolhe a partir de agora a biblioteca e acervo pessoal de Jesué Pinharanda Gomes, último pensador vivo do célebre movimento da Filosofia Portuguesa.

Nascido a 1939 na freguesia de Quadrazais, no concelho do Sabugal, tornou-se um dos principais sistematizadores do pensamento filosófico português, sendo igualmente responsável pela recuperação, estudo e organização de obras do âmbito da historiografia e filosofia, menos divulgadas junto do grande público. Homem de um conhecimento vasto e sabedoria universal, mestre de indiscutível profundidade, Pinharanda Gomes não necessitou de qualquer título académico para destacar-se como um importante vulto da cultura portuguesa contemporânea. Tendo realizado sempre o seu percurso à margem da academia, apesar de nunca lhe negar os seus préstimos sempre que solicitado, foi ainda sócio fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e membro correspondente eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e da Academia Portuguesa de História. Fiel às suas raízes matriciais, decide-se pela doação do seu espólio ao concelho de onde é natural, numa tentativa de enriquecer os vindouros filhos dessa terra, proporcionando-lhes o acesso à cultura que outrora ele ali não encontrara.

A criação deste centro de estudos reveste-se assim de uma dupla importância, possibilitando aos investigadores locais, nacionais e estrangeiros um acesso a alguns volumes raros, constituintes da sua biblioteca pessoal e respectivo acervo documental, permitindo também a descentralização cultural dos grandes centros urbanos, redistribuindo-se deste modo uma parte da nossa vasta herança cultural.

É apenas lamentável o desinteresse generalizado da comunicação social nacional, na cobertura desta inauguração e justa homenagem a Pinharanda Gomes. Infelizmente, em dias de desafios de futebol, outros interesses se levantam, ficando os valores relegados para segundo plano.           

Cobertura da Inauguração do Centro de Estudos Pinharanda Gomes,
feito pela Localvisão TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário