♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 17 de junho de 2012

MONTES CLAROS, 17 DE JUNHO DE 1665

PADRÃO COMEMORATIVO DA BATALHA DE MONTES CLAROS - Este padrão está isolado,num promontório da Serra D`Ossa.É uma coluna em mármore,que o regente D.Pedro mandou edificar em 1655,para assinalar o local onde se deu a Batalha de Montes Claros.È considerado um Monumento Nacional,onde uma alta coluna toscana está assente em tres degraus.É um local por onde passamos sempre que vimos ao de borba para o algarve e vice versa.Bom fim de semana a todos.Beijos e Mantenhas Haydee - Fotolog
Este domingo passam 347 anos sobre um dos mais gloriosos dias da nossa História: Aquele em que teve lugar a maior e decisiva batalha da guerra de restauração da independência de Portugal – a batalha de Montes Claros.
 
Numa altura em que os Portugueses se sentem angustiados e menos crentes no seu futuro colectivo, vale bem a pena aproveitarem a efeméride para visitar o monumento evocativo no local da batalha, perto de Borba, admirarem a magnífica paisagem e homenagearem a forma valorosa como os nossos antepassados enfrentaram e ultrapassaram contrariedades incomparavelmente maiores do que aquelas que hoje vivemos.
 
A 7 Junho de 1665, o exército espanhol de 22500 homens e 14 peças de artilharia sob comando do experiente Conde de Caracena entra em Portugal por Badajoz. Depois de tomar a vila de Borba tentou sem êxito assaltar Vila Viçosa que resistiu totalmente cercada. Entretanto, o exército português composto por 20500 homens reunidos em Estremoz partiu em auxílio da vila sitiada, sob o comando do grande Marquês de Marialva e do Conde de Schomberg.
 
Eram cerca das 9 da manhã do dia 17 de Junho quando os dois exércitos se encontraram frente-a-frente em Montes Claros, passagem entre a Serra da Vigária e a Serra de Ossa, perto de Rio de Moinhos. Caracena tentou surpreender os portugueses ainda em marcha mas Schomberg reagiu prontamente. A batalha foi extremamente dura e renhida, tendo pendido algumas vezes para o lado espanhol. Ao fim de 9 horas de incessante combate, a bravura das tropas portuguesas superiormente comandadas levou a melhor e desbaratou o exército inimigo que se retirou, deixando para trás as peças de artilharia e milhares de prisioneiros.
 
Depois das batalhas de Montijo, Arronches, Elvas, Ameixial e Castelo Rodrigo, a vitória de Montes Claros foi retumbante e decisiva. Em 1668, ao fim de 28 anos terminava a guerra da restauração com a assinatura do tratado de paz em Lisboa, pelo qual a Espanha reconhecia definitivamente a independência do Reino de Portugal.
 
 João Ferreira do Amaral

Fonte: 31 da Armada 

Sem comentários:

Enviar um comentário