♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 23 de junho de 2012

REPUBLICANISMO DE TRAZER POR CASA

Muita gente existe com ideias feitas sobre a instituição monárquica e sobre as pessoas da Família Real, e que na troca de simples opiniões, revela um facciosismo gritante, para não dizer mesmo uma clamorosa falta de seriedade.
Que prefiram a chefia de estado republicana, por motivos emocionais ou racionais, é uma posição intelectual que se respeita, mas lá que tomem a Nuvem por Juno, falando de circunstâncias colaterais que nada têm a ver com a opção política de que cada um, já é outra coisa bem diferente.
Por vezes, alguns críticos da instituição monárquica, a única razão para a sua tomada de posição politica é o argumento falacioso de que durante a Idade Média os Reis mandavam enforcar e degolar quem não lhes obedecesse. Tipo de argumento de pessoas que sabem pouco de história e dizem o primeiro disparate que lhes passa pela cabeça. Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento Inglês e instituiu o sistema republicano, mandando para o patíbulo Carlos I. Posteriormente, fartou-se de mandar enforcar e passar pelas armas populações inteiras que o único pecado que cometiam era sonharem com o regresso do príncipe Carlos II, filho do rei degolado, e de suspirarem pela sua amada monarquia. Na realidade, a população estava farta daquela república de fresca data e da consequente ditadura instituída pela governação de Cromwell e dos filhos, escolhidos para cargos de chefia por apenas serem seus descendentes. Apesar de tal, é absolutamente descabido julgar a personalidade política de Cromwell por essas atitudes impróprias à luz dos valores actuais. Tal comportamento era moeda corrente numa época em que não havia qualquer respeito pela vida do semelhante nem pela própria! Na altura, importavam apenas os interesses políticos de um país, na perspectiva dos governantes. Era de facto, o único valor respeitável, sobrepondo-se a todos os possíveis e demais interesses. Só por influência da Igreja, o Valor Vida, com o decorrer dos séculos, passou a ganhar pontos no ordenamento jurídico e na consciência moral de cada colectividade.
Por sua vez, ainda são invocados alguns argumentos anti-monárquicos, apoiados no facto de a instituição real estar ligada a pessoas de determinada categoria social, ou que usam um anel de armas. Ora, as elites monárquicas assim eram consideradas por actos de bravura ou de boa governação, reconhecidos pela comunidade. Ainda na actualidade é assim em Espanha, na Inglaterra e nos países que têm sistemas monárquicos. Mas, assim como essas pessoas entravam num círculo restrito de personalidades, a chamada nobreza, de lá saíam com a maior facilidade. A verdadeira nobreza era um espaço, cuja entrada era estreita como a abertura de um cano de funil e uma saída bastante ampla para expulsar quem não era digno de pertencer às elites de cada época. Infelizmente, muitos dos descendentes dessa antiga nobreza, nos países latinos republicanos, dão maus exemplos, não servindo a comunidade. São lixo a quem muitas vezes os tablóides dão importância, para fazer vender as publicações. Aliás, a maior parte dessa gente afirma-se republicana, pois enquanto durar esse regime, podem continuar a abusar do uso de nomes e dos títulos recebidos por antepassados, não tendo um comportamento correspondente às suas obrigações sociais e sem que haja alguém que lhes vá a mão. Numa monarquia, a saída de pessoas dos estratos sociais mais elevados é constante e substituída pela entrada daqueles que merecem na realidade ser o escol da Nação. Um verdadeiro elemento da chamada autêntica nobreza não pode ser um parasita. Vejam o que se passa nos países europeus mais civilizados e que, por coincidência, são monarquias. A nobreza é constituída pela melhor gente da colectividade, assim considerada pelos êxitos intelectuais, profissionais e qualidades de trabalho e de solidariedade. Mas este tipo de argumentação que ainda aparece, está ultrapassada atendendo ao suporte que sustenta o ideário monárquico português. Os monárquicos actuais são gente de todos os quadrantes profissionais, sociais e económicos, bem diferente desses falsos monarquistas de quem Frei Amador Arrais diria jocosamente:
Não há maior tristeza do que aqueles que dos seus Avós apenas têm a nobreza
 António Moniz Palme – (2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário