♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 16 de setembro de 2012

LENDARIUM - ARQUIVO PORTUGUÊS DE LENDAS

Anterrosto da edição de 1858 de Lendas e Narrativas de Alexandre Herculano. 

Mitos, lendas e crenças são elementos constituintes do ethos de qualquer civilização, revelando e evidenciando o que de mais primordial existe numa determinada comunidade ou grupo humano. A sua natureza define o enraizamento dos povos com o seu meio, a sua cultura e tradição. Importantes para a edificação e moldar do carácter do Homem, projectam também as suas principais preocupações, necessidades, sonhos e utopias. 

Por estes motivos, o seu estudo revela-se de vital importância para o aprofundamento da História, Cultura e Identidade de um povo, tendo levado o Centro de Estudos Ataíde de Oliveira (CEAO) da Universidade do Algarve, a criar a plataforma Lendarium. Esta constitui uma interessante base de dados, à qual podemos também chamar Arquivo Português de Lendas, nascida de um projecto em desenvolvimento desde 2006 que visa coligir e disponibilizar a todos os investigadores ou meros interessados um extenso e intenso levantamento daquilo que geralmente designamos de lendas, costumes e crenças, estando a sua origem na tradição oral e popular, ou na literatura. 

Para acedermos a este valiosíssimo tesouro do nosso património imaterial basta visitar o seguinte endereço: www.lendarium.org. Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário