♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O PORTO MEDIEVAL - A ANTIGA MURALHA FERNANDINA

Visita Guiada

O PORTO MEDIEVAL

A Antiga Muralha Fernandina

com ERNESTO VAZ RIBEIRO, autor do livro “Porto – Ponto de Encontro”

22 Setembro, 14h30-17h30 (Sábado)

Inscrições Limitadas: casadofauno@gmail.com

Venha conhecer o Porto Antigo, rodeado pela Muralha Fernandina!

A Muralha Fernandina, que em tempos cercou o Porto, data do último quartel do século XIV ou seja, tem mais de seiscentos anos. É um ícone quase esquecido da cidade, ainda que uma parte ainda exista transformada, escondida nalguns casos, adulterada noutros e desaparecida na maior parte, em nome de um modernismo de carácter extremamente duvidoso.

Mas como fortaleza militar que foi, resistiu a muitos vendavais políticos e urbanísticos, não cedendo em todo o seu perímetro.

De facto, continua viva, nuns locais fisicamente, noutros só sob a forma de alicerce (hoje invisível) e finalmente noutros, tapada, como que envergonhada pelo destino que os homens lhe traçaram. Ainda assim aqui e ali, aparece sorridente como a convidar que a redescubram.

Pois foi, justamente, a pensar nesta redescoberta que entendemos proporcionar um passeio turístico ao longo dos seus três quilómetros e algo, olhando para o interior e exterior das suas linhas, descobrindo os monumentos que o homem, ajudado pelo tempo, foi semeando: palácios, praças, mosteiros, casas, umas mais simples, outras mais imponentes mas, em todo o caso, monumentos onde a grandeza e a miséria marcam presença.


Inscrições

Valor: 10 €

Email: casadofauno@gmail.com

Apoio: Zéfiro / Casa do Fauno


Sem comentários:

Enviar um comentário