♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 21 de outubro de 2012

EL-REI D. CARLOS I, REI ARTISTA E AMANTE DO FADO

Dom Carlos I  de seu nome próprio Carlos Fernando Luís Maria Victor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga  Xavier Francisco de Assis José Simão de Bragança Saboia Bourbon  e Sax-Coburgo-Gotha, foi o penúltimo Rei de Portugal.
Nasceu em Lisboa, no Palácio da Ajuda a 28 de Setembro de 1863, era filho do rei Luís I de Portugal e da princesa Maria Pia de Saboia.
Em 1889 subiu ao trono, que ocuparia até sua morte. Cientista, colaborou em investigações oceanográficas. Pintor, suas obras em aguarela e pastel conquistaram prémios em competições internacionais, sendo considerado um dos mais fortes intérpretes do mar português, o que lhe valeu um lugar de relevo no Museu de Arte Contemporânea. Em seu reinado normalizaram-se as relações anglo-lusas e reataram-se as luso-brasileiras; pacificaram-se os territórios ultramarinos, desde a Guiné até Timor, tendo sido notáveis, sobretudo, os feitos de armas em Moçambique e Angola, e Portugal reconquistou seu prestígio europeu com as visitas do monarca ao estrangeiro e a vinda ao país de chefes de Estado das maiores potências europeias, como Eduardo VII da Inglaterra, em 1903; Afonso XIII de Espanha, em 1903; a rainha Alexandra da Inglaterra; o imperador Guilherme II da Alemanha e Emílio Loubet, presidente da República Francesa, em 1905. A fraqueza dos monárquicos e a ousadia crescente dos republicanos, dispostos a derrubar o trono, provocaram campanhas violentíssimas, que estão na origem de seu assassinato. No atentado morreram Dom Carlos e o príncipe herdeiro, Dom Luís Filipe.
Foi também um apaixonado pela oceanografia, tendo adquirido o iate Amélia, destinado às suas campanhas oceanográficas, recriando em muitas telas, muita da vida marítima que observou ao longo da vida.
Tela de D. Carlos I de Portugal
El-Rei D. Carlos era um apreciador de Fado e chegou a ter lições de guitarra.
Gabriel de Oliveira escreveu o "Fado do Embuçado"  para o repertório de Natália dos Anjos, que música de sua autoria teve um grande êxito, mais tarde é novamente grande êxito cantado por João Ferreira Rosa na música do Fado Tradição.
Mas mais um bonito poema foi criado, lembrando o gosto do rei pelo Fado, desta vez da autoria de  Tó Moliças, que lhe deu o título " Até o Rei ia ao Fado" com música de Carlos Macedo que também o interpreta.
Natália dos Anjos canta o Fado do Embuçado na versão original

Sem comentários:

Enviar um comentário