♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 20 de janeiro de 2013

459 ANOS SOBRE O NASCIMENTO DE DOM SEBASTIÃO

 D. Sebastião por Lima de Freitas

D. Sebastião nasceu em Lisboa, a 20 de Janeiro de 1554.Metáfora da Identidade Nacional, mais do que alcançar o projecto que o fez perder imprimiu nas gerações de portugueses que se seguiram a ideia de algo que ficara por fazer, uma ideia maior que ainda hoje nos persegue no estreito fio que nos separa da Europa e do Atlântico.

De saúde precária, D. Sebastião mostrou desde muito cedo duas grandes paixões: a guerra e o zelo religioso. Cresceu na convicção de que Deus o criara para grandes feitos, e, educado entre dois partidos palacianos de interesses opostos – o de sua avó que pendia para a Espanha, e o do seu tio-avô o cardeal D. Henrique favorável a uma orientação nacional -, D. Sebastião, desde a sua maioridade, afastou-se abertamente dum e doutro, aderindo ao partido dos validos, homens da sua idade, temerários a exaltados, que estavam sempre prontos a seguir as suas determinações.


o mito maior da Identidade de Portugal: o retorno do Rei

“É dentro de nós, em nós e por nosso exforço, que tem de vir, e virá, D. Sebastião. O Sebastianismo só é infecundo e estiolante quando o interpreto litteralmente, como a sperança da vinda exterior do Rei ido, vinda que, sem nosso exforço, milagrosamente nos haja de salvar.
 
[…]
 
Não é de fora, é de dentro que apparecerá D. Sebastião […]”

- Fernando Pessoa, Sebastianismo e Quinto Império, pp.74-75.

Sem comentários:

Enviar um comentário