♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

DE COMO A EXECUÇÃO DE UM REI INFLUENCIA TODA UMA HISTÓRIA!

Hoje (21/01/2013), é um dia particularmente triste para os Monárquicos Franceses, mas também para todos os Monárquicos. Hoje, completam-se 220 anos sobre a execução do Cristianíssimo Rei de França, Luís XVI.

A execução deste bondoso e jovem Rei, no meio de um turbilhão revolucionário, influenciou, e de que maneira, não só a História de França, mas as ilusões da própria Revolução Francesa acabaram por se espalhar pela Europa e pelas Américas. Mas não esqueçamos, que o Rei Luís XVI apoiou os Secessionistas Norte-Americanos, contra a rival da França, a Grã-Bretanha! E no entanto, apesar de ter apoiado a Liberdade dos Norte-Americanos, em nome da Liberdade, foi executado.

A Revolução Francesa influenciou a vida política dos vários países europeus. Em nome da liberdade cometeram-se excessos, hoje muitas vezes, absolutamente inaceitáveis. E no entanto, muitas vezes, estes actos bárbaros e que nada têm a ver com a Liberdade e seus ensinamentos, são glorificados por uma certa historiografia, pouco equidistante, pouco rigorosa e pouco séria.

Se a execução do Rei Luís XVI, levou à ascensão de Napoleão I – e no que nós, Portugueses toca, à invasão do nosso País pelas tropas francesas, também é importante sublinhar que levou a Europa a uma guerra sem precedentes contra a tirania bonapartista!

Pelo que, recordar a execução do Rei Luís XVI, não é só recordar o Monarca, mas também recordar que a tirania que se lhe seguiu em nome da Liberdade, é uma mensagem profundamente errada. Devemos recordar o Rei, rezar por ele, e também rezar pela Paz na Europa, contra toda e qualquer tentativa “bonapartista” de tiranias que possam, eventualmente, no nosso presente, levantar a cabeça, como no passado.

Le Roi est mort!
Vive le Roi!

David Garcia em Real Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário