♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

«O SORRISO DA PRINCESA RITA»


No pretérito dia 24 de Janeiro, as portas do céu abriram-se de par em par para receber uma senhora boníssima: a Senhora Dra Maria Rita da Silveira Marçal Grilo Barba de Meneses.
           
Senhora de fino trato, com uma bondade ímpar, uma singular elegância, duas pérolas no olhar, que deixavam adivinhar o tesouro da sua alma, um sorriso que semeava constelações em seu redor, e uma voz de veludo, que nos aconchegava o coração, qual Princesa saída de um conto de fadas.
           
Tive o privilégio de conversar algumas vezes com a Sra Dra Rita, momentos em que o seu sorriso doce e sereno nunca deixou de me afagar.

Recordo com especial carinho, uma dessas ocasiões: o dia 4 de Março de 2009, à noite, quando a Princesa Michael of Kent, a convite da "Real Associação de Viseu", se deslocou a esta cidade, ao Hotel Montebelo, para apresentar o seu livro "A Serpente e a Lua".  A Senhora Dra Rita acolheu-nos, a mim e ao meu marido, com um sorriso cheio de luz: "Ainda bem que puderam vir." Foi uma noite memorável, mas confesso que ainda hoje não sei quem era a verdadeira Princesa ali: se a Princesa Michael de Kent, se a Princesa Rita de Meneses.

Assim como recordarei sempre com muita emoção, aquele outro dia - 1º de Dezembro de 2009, em que, no final de uma palestra proferida pelo Sr. Dr. José Valle de Figueiredo,  na "Livraria Pretexto", em Viseu, a convite da "Real Associação de Viseu", a Senhora Dra Rita veio ao meu encontro e, com um sorriso envolto numa ternura que não era deste mundo, teve a generosidade de me manifestar o seu apreço por um pequeno trabalho meu.

A última vez que estivemos juntas, foi numa missa, em Viseu, no passado dia 6 de Maio - o dia da Mãe, justamente um dos papeis que melhor desempenhou em toda a sua vida. No momento da saudação na paz de Cristo, a Sra Dra Rita, que estava à minha frente, virou-se para trás e beijou-me. E foi esse beijo - o derradeiro -, de Mãe para Mãe, no Dia da Mãe, que guardarei para todo o sempre no cantinho mais recôndito do meu coração - lá, onde só cabem os momentos que integram a imortalidade da minha memória.

No pretérito dia 24, um grupo de querubins, tocando melodias de violino, desceu à Terra. Agasalhando a Sra Dra Rita com um manto de luz divina, os querubins deram-lhe a mão e, libertando-a do sofrimento atroz da doença, só nesta vida permitido, conduziram-na ao céu, onde está sentada à direita de Deus-Pai. E a sua luz é a constelação que norteia e ilumina agora  o caminho do marido e dos filhos.

Muito obrigada, meu Deus, por me teres dado a conhecer o sorriso da Princesa Rita.
         
27 de Janeiro de 2013
Isabel Maria Rosa Furtado Cabral Gomes da Costa

1 comentário:

  1. Uma verdadeira Princesa...e o Céu tem mais uma estrela a velar por nós

    ResponderEliminar