♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A GÉNESE E O VALOR DA MONARQUIA (PARTE III)

  5 de Outubro de 2012 o Presidente da República hasteia a bandeira nacional ao contrário, metáfora da decadência do regime

A Essência da Monarquia

“Fala-se muito, na história dos povos, de períodos em que uma nação se desviou da sua trajectória secular, perdendo as energias morais que a fizeram grande e respeitada no Mundo. Mas na vida dos povos, como na vida das pessoas, há sempre períodos que correspondem a fases de incerteza, de desvario e de traição colectiva: e depois os povos reabilitam-se ou procuram reabilitar-se, continuando a sua caminhada. Fala-se também muito, no caso português, de «longas noites», por oposição a «manhãs ilusórias».

O que alguns, em relação a um passado recente, apelidam por cegueira ou facciosismo de «longa noite» corresponde, na verdade, a uma época de grandeza da vida nacional no respeito da pessoa humana, no culto da história, na afirmação da autoridade, no progresso material e na consciência de uma Pátria que sentia a vocação de estar dispersa pelo Mundo.

Todos aqueles que prezam a inteligência, independentemente das suas convicções, compreendem que a Nação está acima das conveniências ou interesses do dia a dia, pois tem um conteúdo intemporal. Devemos respeitar os valores do passado no que eles realmente representam, sobretudo se esses valores foram postos ao serviço da ideia nacional.





Ora, o que a Monarquia teve de grande, com os seus sucessos e glórias, com os seus infortúnios e desaires, é que ajudou a criar, a fortalecer e a expandir a mensagem de uma grande Nação que teve um sentido ecuménico. Tal a justiça que a história lhe deve para todo o sempre prestar.”  

A Génese e o Valor da Monarquia em Portugal, Prof Joaquim Veríssimo Serrão

Sem comentários:

Enviar um comentário