♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 18 de março de 2013

UMA NOTÍCIA MUITO TRISTE: FALECEU O PROF. DOUTOR JOSÉ BAYOLO PACHECO DE AMORIM


 

Uma notícia muito triste:

Partiu para Deus na manhã deste Sábado o Prof. Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim.

O Professor Doutor Pacheco de Amorim era Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra - Departamento de Matemática.

O Professor Doutor Pacheco de Amorim foi sempre um Monárquico leal à Família Real, tendo tido acção decisiva no Seu acolhimento no regresso a Portugal, particularmente enquanto a Família Real viveu no Palácio de São Marcos, em Coimbra.

Fez parte até há poucos anos do Conselho Monárquico da Causa Real.

O corpo do Professor Doutor Pacheco de Amorim estará na Real Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra a partir das 14h30 de Domingo, onde haverá Missa na 2.ª feira, pelas 9h30, seguindo depois o funeral para Monção.

Que Deus o tenha na Sua Companhia !


Com os melhores cumprimentos,

Joaquim Costa e Nora
Real Associação de Coimbra 

***

Faleceu Pacheco de Amorim
(© Jornal O Templário, em 29-10-2014)

Faleceu o Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, com 94 anos, fundador do Instituto Politécnico de Tomar, instituição a que presidiu de 1982 a 2005.


Faleceu sábado, dia 16 de Março, o Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, com 94 anos de idade. O Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim foi o fundador do Instituto Politécnico de Tomar, instituição a que presidiu de 1982 a 2005.

Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra durante várias décadas, Pacheco de Amorim foi o principal impulsionador do Instituto Politécnico de Tomar. É autor de várias obras Ofereceu todo o seu acervo bibliográfico e de seu pai à biblioteca do IPT, havendo uma sala especial dedicada a esse espólio. Também o principal auditório do IPT tem o seu nome.

Segundo informação do IPT, 'o Professor Doutor Pacheco de Amorim ficará em câmara ardente na capela da Universidade de Coimbra a partir das 14 horas e 30 minutos de domingo, dia 17-03-13.

Na segunda-feira, pelas 9 horas e 30 minutos, será celebrada missa de corpo presente na mesma capela, segundo o protocolo da Universidade de Coimbra, de onde o funeral seguirá para o cemitério de Monção'.

Segundo o Professor J. M. S. Simões-Pereira 'José Bayolo Pacheco de Amorim foi o primeiro cultor, em Portugal, do que hoje chamamos a teoria dos grafos e redes. A sua tese de doutoramento versava o célebre problema das quatro cores. Foi bolseiro em Espanha com Alfred Errera, outro pioneiro desta área, também injustamente esquecido ou, pelo menos, pouco lembrado. Como investigador, nas suas dissertações e noutros trabalhos que publicou, ele fez uma análise pormenorizada do problema da dualidade entre cartas geográficas e grafos, recorrendo a conceitos delicados de Topologia.

Como cidadão, teve intervenção activa na vida pública; era já então conhecida a sua enorme simpatia pela Causa Monárquica, o que por vezes terá levado alguns a considerá-lo um representante do que então se chamava a extrema-direita. Sei que, à margem da sua actividade como catedrático de Matemática, foi um dos grandes dinamizadores do Instituto Politécnico de Tomar, ao qual começou a dedicar intermináveis horas de trabalho na idade em que muitos já só pensam em se aposentarem, e assim continuou já depois de jubilado da Universidade de Coimbra'.

1 comentário:

  1. O Professor Doutor Pacheco de Amorim, sempre defendeu a causa monárquica e acolheu o Sr. D. Duarte tanto em Coimbra como em Monção inumeras vezes. Pena tenho que nas cerimónias funebres o Sr. D. Duarte nao tenha marcado presença, talvez fruto de algum esquecimento muito comum de uma caracteristica a que chamamos retribuição e agradecimento..

    ResponderEliminar