♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 23 de abril de 2013

HISTÓRIA DOS PAÍSES BAIXOS (II). A REPÚBLICA BATAVA. RESUMO CRONOLÓGICO.

 

1793 – a Convenção Nacional Francesa declara a guerra à Inglaterra e às Províncias Unidas.

1795 – os exércitos franceses invadem o Brabant, Utrecht e a Holanda, graças ao Inverno que congela os canais. O Stadhouter Guilherme V de Orange é obrigado a fugir a 19 de Janeiro.

Os Patriotas Batavos ergueram-se nas grandes cidades e purificam as administrações municipais, fundando a República Batava, aliada à França, na guerra contra a Inglaterra. O novo país torna-se rapidamente satélite francês. É importante sublinhar que a influência francesa durou até 1813!

1 de Maio de 1796 – primeira Assembleia Nacional para elaborar uma Constituição.

Agosto de 1797 – primeiro projecto de Constituição rejeitado por referendo.

22 de Janeiro de 1798 – golpe de Estado que purifica a Assembleia que redige um novo projecto inspirado na Constituição francesa do Ano III que é adoptada em Abril.

12 de Junho – novo golpe de Estado que bane do poder os redactores da Constituição, de inspiração jacobina, e coloca no poder um Governo de Moderados.

1801 – terceiro golpe de Estado para impor uma nova Constituição, menos jacobina e mais federal.

Cansado pelas oposições encontradas pelo seu Embaixador Sémonville com o governo Batavo, Napoleão Bonaparte confia a Rutger Jan Schimmelpennick a tarefa de redigir uma nova Constituição que é promulgada em Abril de 1805. Schimmelpennik torna-se Chefe de Estado, o Grande Provedor.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário