♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 18 de maio de 2013

MUSEU DE ARTE ANTIGA COMEMORA DIA DOS MUSEUS COM GRANDIOSA EXPOSIÇÃO




A partir de 18 de Maio e até 29 de Setembro de 2013, vai decorrer a exposição «A Encomenda Prodigiosa» no Museu Nacional de Arte Antiga, alusiva à construção da Basílica Patriarcal por parte de D. João V, e que foi destruída no terramoto de 1755 (salvando-se apenas o pórtico, hoje fazendo parte da Igreja de S. Domingos).

Fazendo parte da exposição, sob convite do MNAA, vai estar um vídeo alusivo ao trabalho desenvolvido pelo CHAIA, com colaboração técnica da Beta Technologies, mostrando a reconstrução virtual da Patriarcal, assim como da envolvente, permitindo assim aos visitantes do museu compreenderem melhor o enquadramento da Basílica Patriarcal na Lisboa barroca de antes de 1755.

O modelo da reconstrução virtual, já actualizado com alguns pormenores (como a fachada da Patriarcal), pode igualmente ser visitado online através do Kitely (instruções em português).
 
***
 
Uma exposição com cerca de 200 peças, criada para evocar a "encomenda prodigiosa" artística feita pelo rei D. João V, no século XVIII, vai ser inaugurada a 18 de maio, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

"A Encomenda Prodigiosa" é o título desta exposição comissariada por António Filipe Pimentel e Teresa Vale, e que, segundo o MNAA, vai ficar dividida entre aquele museu e a Igreja e Museu de São Roque da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

As obras são provenientes da colecção do museu e de três dezenas de instituições nacionais, de colecções particulares e de várias instituições internacionais, como o Museu La Certosa di San Martino, em Nápoles.

Também constam obras da Biblioteca Nazionale Universitaria e do Palazzo Madama-Museo Civico D'Arte Antica, de Turim, em Itália, e do Szépmuvészeti Múzeum (Museu de Belas Artes), em Budapeste, na Hungria.

Serão mostrados, pela primeira vez em Portugal, os projectos de Luigi Vanvitelli, para o Palácio Real da Ribeira (1717-18), e de Filippo Juvarra, para um Farol e para o Palácio Patriarcal de Lisboa (1719), além do projecto original de Salvi e Vanvitelli, para a Capela de São João Baptista.

A exposição no MNAA evoca a época da subida ao trono de D. João V, em 1706, "reunindo legitimidade dinástica, condições financeiras e um temperamento solar, reforçado pela juventude dos seus 18 anos incompletos", enquadra uma nota do museu.

Sem comentários:

Enviar um comentário