♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 18 de maio de 2013

SAUDOSISMO VERSUS INTEGRALISMO LUSITANO

« Saudosismo » foi uma pura corrente estética que não conseguiu sair para fora dos âmbitos da literatura. O seu próprio " misticismo lusitanista " não se pode dizer que fosse do melhor quilate, tão embuído de germanismos, tão alheado das formas portuguesas de literatura se apresentou.

O Integralismo Lusitano, pelo contrário, é um sistema político, todo ele baseado em conclusões da tradição e da história política de Portugal, tendente, todo ele, a renovar, de alto a baixo, a actividade geral portuguesa. ( ... )

Como pode aproximar-se o Saudosismo do Integralismo? Só quem desconhecer inteiramente os dois movimentos. Tradicionalistas ambos, deve dizer-se que se aquele é passivo, o Integralismo é estruturalmente activo ou dinâmico. O primeiro apenas nos levaria à adoração inútil do que foi, o segundo, enérgico nos seus processos, ultramoderno nas suas intenções, contra-revolucionário, porque ultra-revolucionário também, será, um dia, o  ressurgimento de Portugal, como hoje é a sua maior esperança."

Manuel Múrias ( pai ), « Nação Portuguesa »
publicado por Cristina Ribeiro, em Estado Sentido

Sem comentários:

Enviar um comentário