♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

UM NASCIMENTO VERDADEIRAMENTE REAL

Há fenómenos que ultrapassam todas as expectativas e que são, por isso mesmo, de difícil compreensão.
Pelo menos para leigos como eu. Falo, por exemplo, do nascimento real inglês que foi tema de capa em praticamente todo o mundo. E o que dizer das manifestações de alguns governos e autoridades mundiais? Das Cataratas do Niagara a Times Square não faltaram homenagens ao rapaz que um dia assumirá o trono britânico, havendo imagens que ficarão na memória, como a da tripulação de um navio de guerra que colocou os seus militares a formarem a palavra boy (rapaz).
Estando as monarquias a serem tão atacadas pelos seus gastos e formas de vida, vide Espanha, Bélgica ou Suécia, não deixa de ser um balão de oxigénio para a causa o nascimento do filho de Kate e William. Não sendo eleitos pelo povo através de eleições, os monarcas estão debaixo de fogo até pelos gastos que representam para os países. No que à Grã-Bretanha diz respeito, não sei se os gastos são assim tão consideráveis, se atendermos às receitas que geram. Quem vai a Inglaterra percebe que uma boa parte do comércio vive dos souvenirs alusivos à casa real.
Mas a monarquia é muito mais do que um deve e haver das contas públicas. Representa a identidade de um povo e, em alguns casos, é garantia de união. Falo obviamente dos países que mantêm as suas monarquias, com mais ou menos poder.
Voltando ao nascimento real, o bebé conseguiu que países como Israel e Irão estivessem do mesmo lado ao felicitarem os pais. Outro dado curioso nesta história, e que tem a ver com o lado positivo da tradição – há muitos, é certo –, diz respeito ao suspense criado quanto ao sexo da criança. Como manda a tradição, os pais só terão, supostamente, sabido quando a criança veio ao mundo. Por essa razão, as manchetes dos jornais britânicos diziam que ‘é um rapaz’. A curiosidade criou um facto que hoje é raro, já que quase todos os casais preferem saber o sexo da criança antes dela nascer. O espaço para as surpresas praticamente não existem nesta era das redes sociais. Quando as pessoas optam por dizer onde vão, o que querem fazer a seguir, o que sentem por determinada pessoa, e por aí fora, é natural que o sexo de um filho não fique para o fim de nove meses. O que, como vimos, pode ser bem mais engraçado.
Vítor Rainho

Sem comentários:

Enviar um comentário