♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

CELEBRAÇÕES DA SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO

A 8 de Dezembro a Igreja Católica celebra o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor.

Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria.

O culto à Imaculada Conceição foi oficializado por D. João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança, filho dedicado e obediente da Santa Igreja e devotíssimo da Virgem da Conceição, perante a imagem de Nossa Senhora da Conceição ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, seria também a Rainha de Portugal. A que era somente Padroeira de Vila Viçosa passou a ser Padroeira de Portugal.

Depois desse grande momento, os Reis seus sucessores, mais nenhum usou coroa sobre a cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.

As solenidades da Padroeira de Portugal, trazem sempre peregrinos de vários locais ao santuário de Vila Viçosa, no dia 8 de Dezembro e os antecedentes preparam os fiéis para venerar a Imaculada e também o Natal.
No Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, pelas 21h, até 7 de Dezembro, acontece a Novena de Preparação para a Solenidade da Imaculada Conceição, com terço e pregação.

No dia 5 de Dezembro, pelas 21h, decorre a celebração penitencial.

No dia 6 de Dezembro, pelas 14h30, encontro das crianças de Vila Viçosa com Nossa Senhora.

No dia 7 de Dezembro pelas 18h, Terço, Eucaristia e acolhimento aos Peregrinos. Às 21h, encerramento da Novena com Procissão de Velas à volta das muralhas do Castelo e Vigília.

No dia 8, pelas 9h30, acolhimento aos Peregrinos e recitação do Terço, a cargo das Confrarias de Nossa Senhora.

Às 11h, Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição.

Às 14h30, Terço solenizado a cargo da Ordem do Carmo, seguido de Procissão, às 15h, em honra de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Vila Viçosa.

Às 17h, Eucaristia da tarde, no final da qual haverá o acto de Consagração.

Sem comentários:

Enviar um comentário