♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 19 de agosto de 2014

LIURAIS DE TIMOR RECEBEM A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA EM BAUCAU




No passado dia 9 de Agosto, Suas Altezas Reais, os Duques de Bragança e Família Real, foram recebidos na cidade timorense de Baucau, onde se realizou a 2ª Reunião Nacional da Associação Senado dos Liurais, nos distritos.

Presentes estiveram mais de cinquenta representantes de famílias liurai de todo o país, numa forte demonstração de vitalidade das estruturas tradicionais de Timor-Leste, bem como o Senhor Administrador de Baucau, António Guterres, o Senhor Comandante da Polícia Nacional em Baucau, José Neto Moc, e o Reverendo Pe. Francisco Pinheiro, em representação da Diocese de Baucau.

O momento revestiu-se de particular significado, iniciando-se com a investidura do Senhor Dom Afonso, Príncipe da Beira, como Liurai, assinalando a sua maioridade, envergando as vestes tradicionais e o característico Kaibauk (coroa liurai). A família foi depois recebida em parada, pelos organizadores do encontro, dignitários locais, junto com os grupos tradicionais de moradores, dançarinos e tocadoras de Babadok (pequeno tambor tradicional).

A cerimónia prosseguiu já no interior do antigo mercado municipal português (actual Centro de Convenções de Baucau), onde tomaram a palavra o Senhor Presidente da Associação Senado dos Liurais, Clementino dos Reis Amaral, seguido do Conselheiro da associação e ex-deputado, Dr. Manuel Tilman. Foram dadas as boas vindas à Família Real Portuguesa, assinalando-se o facto inédito de se encontrar toda presente em Timor-Leste. O Dr. Manuel Tilman incidiu ainda o seu discurso na importância das estruturas tradicionais na moralização da nação e do poder político, apelando para que estas não sejam esquecidas aquando das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses a Timor, a decorrer em 2015.

O Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, foi então convidado a dirigir algumas palavras à comunidade. Tendo aproveitado para ofertar uma bandeira da monarquia portuguesa à Associação Senado dos Liurais, S.A.R. enfatizou a sua emoção pelo gesto simbólico para com o Príncipe Dom Afonso, disponibilizando-se, e à sua família, para continuar a dar todo o apoio possível ao povo de Timor-Leste, como vem fazendo há décadas, sem esquecer a importância dos liurais e os laços antigos que os ligam à Família Real Portuguesa.














LIURAI:
 

Antes da administração portuguesa, Timor-Leste era composto por vários reinos, divididos por vários sucos e povoações. Estes reinos eram governados por régulos, designados por liurais.

Com a colonização, os diversos reinos foram sucessivamente desmembrados, quebrando-se o poder tradicional. No entanto, os sucos, integrados em reinos ou independentes, permaneceram como célula fundamental da estruturação política de Timor-Leste até à actualidade. O termo liurai passou, então, a designar o chefe de suco, com o mais alto poder timorense na respectiva área.

Pertencendo às famílias nobres, os datos, um liurai é eleito pelos seus iguais e descendentes, os principais. Perante a morte de um liurai, o seu sucessor é designado por eleição de entre os membros da linhagem régia. A linha é geralmente patrilinear e, talvez por isso, a forma de tratamento mais vulgar destes chefes é amo, semelhante a áman (pai, em tétum).

Ainda que detentores do poder executivo, os liurais são controlados pelos anciãos do reino, em particular pelo dato-hei, o chefe-sombra, sobre quem recai a responsabilidade de guardar e fazer cumprir os usos e costumes. Apesar de, actualmente, o liurai não possuir praticamente poder político ou administrativo, a sua figura mantém-se e é alvo de respeito e reverência por parte de toda a população timorense.

1 comentário:

  1. L.S.; I am making a research about the kings of East and West Timor.ry to know more about the liurais of E Timor via that council of E Timor liurais,but until now no reaction really as wished.Maybe you can help me.Searching for the names and some pictures of the liurais of E Timor in the present time. Thank you. Yours sincerelly: DP Tick pusaka.tick@kpnmail.nl

    ResponderEliminar