♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

CIDADÃOS QUEREM FERIADO DO 1º DE DEZEMBRO COMO DIA DE PORTUGAL

Comemorações do 1.º de Dezembro em 2013
por Miguel Marujo28 Novembro 2014
Comemorações do 1.º de Dezembro em 2013 Fotografia © Gerardo Santos / Global Imagens


Promotores da iniciativa querem restaurar a Restauração e alterar o nome do feriado "Dia de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional".

É um dos quatro feriados que o governo entendeu remover do calendário de 2013 para enfrentar a "crise económica e financeira que o país atravessa", mas que um grupo de cidadãos quer repor, antes do período de cinco anos de suspensão definido pelo executivo. Mais: ao restaurar a Restauração, os promotores de uma iniciativa legislativa de cidadãos querem alterar o nome do feriado do 1.º de Dezembro para "Dia de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional".

Esta designação não choca, no entendimento da comissão representativa dos subscritores - que inclui o deputado José Ribeiro e Castro, o general Garcia Leandro, o constitucionalista Jorge Miranda, o advogado Ricardo Sá Fernandes, entre outros - com o 10 de Junho. No caso da data da Restauração trata-se de assinalar "o mais alto dos feriados nacionais", que "em nada contende" com o actual Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma vez que este "celebra Portugal no sentido da Portugalidade, valor associado à língua, à universalidade, à Diáspora portuguesa e a Camões".

Diário de Notícias










Sem comentários:

Enviar um comentário