♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

25º ANIVERSÁRIO DA REAL ASSOCIAÇÃO DE VIANA DO CASTELO

Constituída por escritura pública no dia 7 de Setembro de 1990, a Real Associação de Viana do Castelo celebra 25 anos de existência, ao serviço do ideal monárquico, da cultura e da dignificação, valorização e desenvolvimento dos seus associados e da comunidade em geral no Alto Minho, através de projectos de interesse cultural, social, de assistência e de solidariedade.

Foram seus fundadores:
 
Francisco Silva de Calheiros e Menezes, José Adolfo Coelho da Costa Azevedo, Maria Teresa Vieira de Almeida Álvares de Carvalho Neves da Costa, António José Marques Pinto da Cunha, António Rodrigues Fernandes de Sousa, Carlos Manuel Lamas Mendes Pacheco, João Claudino Morais de Abreu Coutinho, José Aníbal Castro Marinho Soares Gomes, José Manuel Le Cocq da Costa e Silva Neves da Costa, Lourenço José de Almada, Manuel António Torres Gomes, Maria José de Azevedo da Costa Barros, Maria Rita Reynolds de Abreu Coutinho, João Gomes de Abreu e Lima e Paula Maria Matos Gomes Leite Marinho Gomes.

No sentido de festejar a efeméride, no próximo dia 12 de Setembro, realizar-se-á um Jantar comemorativo do 25.º aniversário, que terá lugar na Casa da Lapa (também conhecida por Casa dos Calistos), em pleno centro da Vila de Ponte de Lima, gentilmente cedida para o efeito pelos seus proprietários, a família Maia e Menezes.

No decurso do Jantar de Aniversário será assinado um acordo de cooperação entre a Real Associação de Viana do Castelo e a Associação Cultural Luso-Moçambicana, tendo em vista a conjugação de sinergias institucionais, direccionadas para a dinamização de um conjunto de iniciativas que visam estabelecer um profícuo diálogo que fomente o respeito, a valorização e a divulgação da cultura dos dois povos.

A assinatura deste acordo de cooperação antecede a visita de uma delegação moçambicana no dia 23 de Setembro a Viana do Castelo, que inclui entre outros o Dr. Leonardo Simbine, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo de Moçambique e Presidente da Mesa de Assembleia da Associação Cultural Luso Moçambicana; Dr. David Simango, Presidente da Câmara Municipal de Maputo; Dr.ª Claire Zimba, Directora-Geral do IPEME (Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas); etc., que realizarão vários encontros com empresários de Viana do Castelo, culminando a sua visita com uma recepção na Câmara Municipal.

Como o dia 12 de Setembro coincide com uma das mais típicas e castiças romarias portuguesas, as tradicionais “Feiras Novas”, é intenção da organização que após o jantar os participantes, possam observar in loco a cultura do nosso povo, desfrutando da romaria e das muitas Rusgas e Concertinas, que a partir das 22 horas actuarão até de madrugada no Centro Histórico da “Mui Antiga e Leal Vila de Ponte de Lima”.


Sem comentários:

Enviar um comentário