♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 14 de novembro de 2015

ARTIGO DE OPINIÃO DO PRESIDENTE DA CAUSA REAL NO EXPRESSO


AMPLIAR


Presidente da Causa Real defende que um rei resolveria melhor a crise política

Pecados de um Presidente da República, por António de Sousa-Cardoso

Coisas em que nunca pensou? O impasse político que se instalou em Portugal é apenas um caso paradigmático de como tudo seria mais fácil se o chefe de Estado não fosse um Presidente da República. Não, não estou a falar de anarquismo. Estou mesmo a falar de monarquia. Sei que há quem queira confundir monarquia como uma alternativa à democracia, com passadismo ou elitismo. Mas julgo que a maioria dos portugueses sabe que as democracias mais qualificadas e modernas do mundo são monarquias e, ao invés, as piores ditaduras que conhecemos são repúblicas.

Resta sempre, claro, aquele cansado argumento de que em monarquia, não escolheríamos o chefe de Estado. Mas também não escolhemos o Tribunal Constitucional (tão decisivo hoje no discurso político de alguns), o presidente da AR, o presidente do Supremo Tribunal ou o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e, como ficou esclarecido na actual crise política, para surpresa de muitos, o próprio primeiro-ministro!

No limite, e vale sempre a pena recordar isso, também não escolhemos a república que nunca foi sufragada pelos portugueses.

Talvez existam coisas que os portugueses não sabem, por exemplo: que em 1910, a revolução republicana nada teve de libertador? Já existia o Parlamento, já existiam partidos, já existiam eleições? Sabem quantos votos teve o Partido Republicano no último ato eleitoral antes da revolução violenta que impôs a república? 7%! Estaria, nos tempos de hoje, entre o PAN e a CDU; sabem que uma das primeiras medidas da república foi precisamente a de restringir o sufrágio, limitando o poder de voto principalmente às mulheres? Sabem, finalmente, que a 1.ª República foi uma anarquia total, a 2ª uma ditadura de 48 anos e a 3ª aquela que temos, com todas as suas contingências?

Todas estas coisas, incluindo a chefia de Estado, talvez mereçam ser reflectidas num tempo como este.

Os pecados do Presidente da República!

Escrevo, claro, antes do veredicto final do Presidente da República. Mas o facto é que qualquer que seja a sua decisão estará sempre ferida de morte por um pecado original oriundo da própria natureza da sua função. Um estigma, tão essencial, que bastará para a desqualificar qualquer que ela seja.

O Presidente da República dirigiu um dos partidos políticos que hoje lidera um dos lados por quem terá que decidir. Foi, mais do que uma vez eleito, para chefiar o governo por influência do mesmo partido que também o ajudou a ser eleito Presidente da República. Tudo, perante a permanente oposição do partido por quem terá também que decidir.

O que quer que o Presidente da República venha a fazer, estará ferido de morte por este pecado de ser parte num jogo que ele próprio tem que arbitrar. Tem que ser juiz em causa própria e isso, independentemente do mérito, desqualifica e liquida o seu juízo final.

O Presidente da República tem outros pecados: além da falta de isenção e de equidistância exigidas para poder exercer as suas funções constitucionais, o Presidente da República é ainda um chefe de Estado do adventício que nunca será chamado a responder por um mau juízo, por uma má decisão. Porque... já lá não estará!

Ainda um pecado final — porque já não estará lá, a Constituição impede o Presidente de fazer o que poderia ser uma boa (?) solução: dissolver a Assembleia e convocar novas eleições.

Neste momento difícil era crucial que o Presidente da República representasse todos os portugueses. Pudesse ser essa referência de valor. Mas não é! Porque a sua natureza constitui o seu pecado original que, neste caso tão decisivo para a vida dos portugueses, será também o seu pecado mortal.

in Expresso, 14-11-2015

Editorial&Opinião
Primeiro Caderno de 14/11/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário