♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 12 de julho de 2016

ROMÉNIA CADA VEZ MAIS PRÓXIMA DE RESTAURAR A MONARQUIA


Na última semana, o Governo da Roménia deu início a um projecto de lei que transformará a Casa Real Romena em uma “entidade legal autónoma e de utilidade pública”.

A Monarquia na Roménia foi abolida em 1947, através de um golpe de estado orquestrado pela famigerada União Soviética, que depôs o Rei Mihai I. Sua Majestade e a Família Real ficaram exilados por meio século, retornando ao País apenas em 1997, e lá vivendo desde então.

A sede da Casa Real será o Palácio Elisabeta, antiga residência oficial do Soberano, na capital Bucareste, onde a Família Real já vem residindo há alguns anos, após um acordo com o Governo. A nova lei garantirá o uso gratuito da residência por noventa e nove anos. Além disso, o Chefe da Casa Real receberá uma dotação do Estado, equivalente ao salário dado a ex-Presidentes.

Com a nova lei, as autoridades romenas dão o reconhecimento tácito às mudanças nas leis sucessórias implementadas, em 2007, pelo Rei. De acordo com a Constituição Romena de 1923, a sucessão é operada através da Lei Sálica; no entanto, como Sua Majestade teve apenas cinco filhas, com o seu passamento (falecimento), a Chefia da Casa Real passaria aos seus parentes distantes, da Casa alemã de Hohenzollern.

Em 2007, ao instituir as Leis Fundamentais da Casa Real da Roménia, o Rei reconheceu sua filha primogénita, a Princesa Margareta, como herdeira presuntiva, concedendo-lhe os títulos de Princesa Herdeira da Roménia e Guardiã da Coroa Romena. Desde o início deste ano, devido à grave enfermidade da qual Sua Majestade vem sofrendo, a Princesa Herdeira actua como uma espécie de regente da Casa Real.

Essa lei é mais um passo dado rumo à Restauração da Monarquia na Roménia, pois permitirá que a Família Real trabalhe com ainda mais afinco pela Nação, demonstrando todo seu desejo e capacidade de servir à população, que, cada vez mais, mostra-se mais favorável à volta da Monarquia, além de já haver, por parte do Governo, promessas acerca de um plebiscito sobre o assunto, em um futuro próximo.

Foto: Suas Majestades o Rei e a Rainha e Suas Altezas Reais a Princesa Herdeira e Príncipe Radu da Roménia.

Sem comentários:

Enviar um comentário