♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 20 de agosto de 2016

RAINHA DONA AUGUSTA VICTÓRIA TRAJADA À MINHOTA


Atestando a importância do Traje à Vianesa e das Festas da Senhora D’Agonia, neste cliché datado do primeiro quartel do século XX, é retratada, vestida à lavradeira de Viana, a Rainha D. Augusta Victoria, Rainha consorte de Sua Majestade Fidelíssima El-Rei Dom Manuel II, último Rei de Portugal, certificando o interesse das populares festas minhotas.
 
Começando, hoje, as já icónicas Festas da Senhora D’Agonia, em Viana do Castelo, tradição já com 232 anos, neste dia 19 de Agosto de 2016, centenas de raparigas e senhoras desfilam no Cortejo da Mordomia vestidas com os trajes tradicionais de cada freguesia da capital minhota. Neste concorrido e emblemático desfile das mordomas na Romaria D'Agonia, progredindo pelas principais ruas do Centro Histórico de Viana do Castelo, as mulheres envergam os tradicionais e coloridos trajes à vianense de lavradeira, de mordoma, de noiva, de meia senhora ou com traje de festa, segurando na mão, envoltos num lenço de Viana, uma vela votiva ou um palmito e envergando ao peitilho os mais variados artefactos do chamado Ouro de Viana: gramalheiras, fios – alguns de três metros - com e sem pendente, colares de contas, peças, custódias, borboletas, cruzes de raios e de Malta, Corações de Viana em filigrana, brincos à Rainha, escravas, tudo em ouro e num valor que rondará os 14 milhões de euros.

Tradições seculares que enchem Portugal de orgulho!

‘Minho, o espectáculo prodigioso que faz amar Portugal!’, escreveu Camilo Castelo Branco.

Texto: Miguel Villas-Boas - Plataforma de Cidadania Monárquica
 
 

Minhota Com D. Manuel II Ao Colo

Atestando a importância do Traje à Vianesa e das Festas da Senhora D’Agonia, neste cliché datado de 1890, uma rapariga vestida à lavradeira de Viana, segura ao colo o então Infante Dom Manuel de Bragança – na fotografia com apenas cinco meses de idade -, Duque de Beja e futuro e derradeiro Rei de Portugal. A minhota Maria José C.C.M.V.B., à altura, fazia parte da Casa Civil do Paço Real, e pertencia a uma das mais distintas Famílias do Minho.

Este ano as Festas da Senhora D’Agonia , em Viana do Castelo, tradição já com 233 anos, decorrem de dia 19 a 21 de Agosto de 2016.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário