♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

NATAL QUER DIZER PORTUGAL

Foto de Nova Portugalidade.

A catedral de Assunção, sede do arcebispado de Bangkok, acolhe todos os 24 de Dezembro milhares de católicos tailandeses para a celebração do Natal de Cristo. As paredes exteriores do grande edifício cobrem-se com faixas com as cores verde-rubra, em declarada alusão à marcante influência de Portugal na implantação do cristianismo naquelas paragens do mundo.

No interior, cercando a nave central, bandeiras de Portugal decoram a magnífica catedral construída pelos padres franceses em inícios do século XX. Durante séculos, ser-se católico na Ásia era sinónimo de português. Portugal, mais que um Estado, era uma ideia de fraternidade entre os homens, um sentimento de unidade para além das fronteiras. Estes "portugueses" detinham importante lugar no Camboja, no Vietname, na actual Malásia, no Sião e na Birmânia, sendo-lhes atribuídas funções relevantes na administração, no exército e no comércio. Sendo súbditos dos Reis locais, eram "portugueses", com direito a foros de isenção e liberdades no quadro das monarquias budistas. Deixaram de ser considerados quando em Portugal, com a criação da cidadania (1820), se viram privados de declararem fidelidade a duas pátrias, a terra onde haviam nascido e o sentimento de pertencerem a uma comunidade de fé que tinha no Padroado da Índia o seu centro de irradiação.

Com as doze badaladas da meia noite e um intenso fogo de artifício que quase faz saltar os vitrais, a entrada da Cruz Processional, precedida pelos turibulários, sineiros e círios enche o templo de solenidade, enquanto o coro entoa o Gloria in excélsis Deo / Et in terra pax homínibus bonae voluntatis / Laudámus te benedícimus te adorámus te glorificámus te (...).

Os orientais possuem apurado sentido da grandeza litúrgica. As muitas dezenas de rapazes avançam em passo cadenciado enquanto a multidão se benze ou faz o wáy tailandês (cumprimento similar à posição de oração). Como requer a cultura local, as expressões faciais não denunciam qualquer emoção, pois o controlo das paixões da alma é tido como uma conquista de si mesmo.

A entrada do Arcebispo resignatário de Banguecoque, Michael Mitchai Kitbunchu, velho amigo de João Paulo II, aumenta a emoção. É um homem ainda vigoroso e ágil, no andar e no falar, não obstante os quase noventa anos. A Igreja católica tailandesa não tem mais de meio milhão de fiéis, mas é activa, quase militante, possuindo orgãos de comunicação social, colégios, escolas técnicas e uma universidade. Desmultiplicando-se em acções no apoio às populações mais carenciadas, facto que muito tem contribuído para o grande respeito que lhe tributam as autoridades, parece ter um risonho futuro, que confirmei pela juventude dos muitos padres ordenados. Se o nosso MNE quer um aliado precioso na Tailândia, deve bater à porta da Igreja Católica. Ali, o nome de Portugal, mais que respeitado, é amado.

MCB

Foto de Nova Portugalidade.

Foto de Nova Portugalidade.

Foto de Nova Portugalidade.

Foto de Nova Portugalidade.

Foto de Nova Portugalidade.



Natal Português
Da autoria de Dom João IV, Rei de Portugal e dos Algarves, Adeste Fideles, conhecido também dos ingleses como "The Portuguese Hymn", é dos mais conhecidos hinos de Natal. Aqui cantado por Andrea Bocelli, Adestes Fideles é nosso, muito nosso, de todos os povos da Portugalidade. Feliz Natal!
| A sua família sabia que este famoso hino de Natal é português? Partilhe-o com ela!


2 comentários: