♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 24 de maio de 2021

A SABEDORIA MULTISSECULAR NUM SÓ HOMEM: O REI


Na passada segunda-feira, num contexto, infelizmente, muito restrito, face ao cenário pandémico, tive a felicidade e a boa fortuna de ser indicado, por razões de protocolo e de melhor adequação do espaço (no reforço à defesa à Covid-19), de jantar, precisamente, ao lado do Herdeiro dos Reis de Portugal numa mesa de três pessoas. Deus assim quis.
Além da incomensurável honra de estar na sua presença, aquelas quase duas horas em que trocamos palavras e tocamos várias temáticas, foi dos períodos em que mais aprendi até àquela data. Estive na presença de um homem dono de uma vasta e invulgar Cultura. Alguém que trata os factos da História na primeira pessoa. Perante tamanha felicidade de aprendizagem, infelizmente o meu tempo de apreensão ficou refém daqueles preciosos mas imparáveis segundos e minutos que estavam em decréscimo até ao terminus do jantar.
No fim deste marcante jantar, houve um amigo que me disse, com sinceridade, que estava com um semblante "radiante". É natural. Estar na presença do primeiro dos portugueses, a personificação humana da Nação, assistindo a um fenómeno indescritível em palavras como o do saber, de muitos séculos, concentrados num só homem é algo que transfigura qualquer um que o ouve com atenção e colhe cada pormenor, como quem colhe uma frágil uva de um bago sem querer danificar a vinha.
O meu único infortúnio foi que muito ficou por anotar ou memorizar, sobretudo os pormenores do seu saber que fazem a diferença de um dia para o outro e para sempre a quem o escuta.
Na sua verdadeira modéstia, conduta pessoal acessível e elegante, embora sempre agregado a uma natural postura Real, e apesar de ter estado também num almoço, em 2006, na sua distinta presença, desta vez a maior proximidade permitiu-me o acesso a um discurso privilegiado, mais próximo e direto, com o qual fui agraciado por tamanha dimensão de sabedoria e conhecimento.
Para sempre grato a S.A.R. pelos seus ensinamentos e pela partilha de conhecimentos naquele dia. Nunca o poderei retribuir à altura.
Deus o guarde, e
Viva El-Rei!

Pedro Paiva Araújo

 

Sem comentários:

Enviar um comentário