♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 27 de maio de 2022

PRÉMIO GONÇALO RIBEIRO TELLES PARA O AMBIENTE E PAISAGEM


Realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa a cerimónia de entrega do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e a Paisagem, relativo ao ano de 2021.
Nesta terceira edição foram galardoados ex aequo duas personalidades do paisagismo nacional: o Prof. Alexandre Cancela de Abreu e o Arq. Paisagista Fernando Santos Pessoa.

A apresentação do Prof. Alexandre Cancela de Abreu, foi feita pela ex-reitora da Universidade de Évora e membro do júri, a Prof. Ana Costa Freitas, sendo o prémio entregue pelo Engº. José Lobão, Secretário-geral da Causa Real e também membro do Júri, enquanto a apresentação do Arq. Paisagista Fernando Santos Pessoa, esteve a cargo do Arq. João Ceregeiro, membro do júri e Presidente da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP), tendo o prémio sido entregue pelo Eng. Fernando Mouzinho, também membro do júri.

Estiveram presentes, para além do actual Presidente da Causa Real, Prof. Pedro Quartin Graça, o Eng. Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Dr. Filipe Anacoreta Correia, Vice-presidente da CML e membro do júri, vários vereadores, o Presidente do Instituto Superior de Agronomia e presidente do júri, Prof. A. Guerreiro de Brito, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, os anteriores galardoados com este prémio, além de outras personalidades da vida política e cultural.

Recorde-se que o Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem é uma iniciativa da Causa Real que associou para este efeito entidades às quais o Arquitecto Ribeiro Telles esteve profissionalmente ligado como o Instituto Superior de Agronomia, a Universidade de Évora, a Ordem do Engenheiros, a Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas, a Câmara Municipal de Lisboa e ainda a família Ribeiro Telles representada no júri pelo seu filho, Dr. Miguel Ribeiro Telles.

Durante a sessão, em nome da Família Ribeiro Telles, o neto do homenageado, que tem também tem o seu nome, o Dr. Gonçalo Ribeiro Telles brindou os presentes com uma belíssima intervenção.

A sessão foi encerrada pelo anfitrião da casa, o Eng. Carlos Moedas.
Pedro Quartin Graça, presidente da Direcção Nacional da Causa Real, a propósito desta 3.ª edição do prémio Gonçalo Ribeiro Telles, declarou: “Foi com satisfação que a Causa Real viu a Câmara Municipal de Lisboa acolher a presente edição do prémio e juntar-se a um conjunto de outras entidades com as quais Ribeiro Telles colaborou ao longo da sua longa actividade profissional e que passaram a integrar o júri desta iniciativa. A Causa Real orgulha-se de ter conseguido, por intermédio deste prémio, homenagear figuras marcantes no domínio do ambiente e da arquitectura paisagística em Portugal e que mantiveram com Gonçalo Ribeiro Telles relações profissionais, políticas e, sobretudo, de amizade.

As próximas edições do prémio saberão consolidar, agora também a nível internacional, esta figura marcante do ambiente, da monarquia e do saber à escala universal”. 






CAUSA REAL

Sem comentários:

Enviar um comentário