♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

DUQUE DE BRAGANÇA ENTREGOU PRÉMIOS A ALUNOS NOS AÇORES


Pedro Nascimento Cabral desafia jovens a desenvolverem competências pessoais e sociais e a enriquecerem o seu currículo


O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, congratulou-se, esta manhã, com o sucesso do Prémio Infante D. Henrique, uma iniciativa que vem colocar em prática o ideal de educação por via do desenvolvimento pessoal e social ao apresentar aos jovens um programa de atividades voluntárias que encorajam a auto descoberta e o crescimento, a autossuficiência, a perseverança, a responsabilidade para consigo próprios e para com os outros.

O autarca falava no Salão Nobre dos Paços do Concelho na entrega de Medalha de Bronze do Prémio Infante D. Henrique a 21 alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo, num evento que contou com a presença de Dom Duarte de Bragança e da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares.

O presidente do Município saudou os jovens estudantes hoje distinguidos, fruto do trabalho desenvolvido ao longo do último ano letivo e que pressupôs “o desenvolvimento de competências que se mostram essenciais para conquistar novos horizontes de oportunidades”.

Os alunos superaram desafios individuais nas áreas do Serviço Voluntário, Desporto e Talento e, reunidos em grupo, realizaram uma jornada de Aventura e trabalharam valores de cidadania ativa essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva, tolerante e participativa.

Pedro Nascimento Cabral também apontou “a importância que constitui para nós sermos o primeiro Município da Região Autónoma dos Açores a aderir a este programa de mérito e de cidadania, importância esta que se estende naturalmente à Escola Secundária Domingos Rebelo por ser, também, a primeira a executá-lo”.

O autarca, que falava perante uma sala repleta, desafiou a comunidade educativa a incentivar os mais jovens a embarcarem neste projeto, atendendo ao facto de vir a contribuir para o desenvolvimento pessoal e, ao mesmo tempo, valorizar o currículo, atendendo a que se trata do maior programa internacional de educação não formal.

O presidente congratulou-se, perante Dom Duarte de Bragança, pelo facto de este ter implementado em Portugal o “The Duke of Edinburgh’s Award”, tornando-se no primeiro país europeu de língua não inglesa a adotar o programa, no qual já participam milhões de jovens e mais de 100 países.

Pedro Nascimento Cabral agradeceu a todos aqueles que tornaram possível a execução desta primeira etapa do Prémio Infante D. Henrique e expressou a sua gratidão, a Dom Duarte de Bragança pelo privilégio desta parceria capacitadora do mérito dos jovens estudantes.

Aos participantes, o edil deixou uma palavra de encorajamento a continuarem com as etapas do prémio, lembrando que, como disse George Washington Carver, “A Educação é a chave para abrir a porta dourada da liberdade”.

Com autoconfiança e determinação, o aluno distinguido Rodrigo Manuel Álvares Cabral de Amaral deu o seu testemunho, tendo expressado o seu orgulho por ter concluído esta etapa de uma iniciativa que encoraja os jovens a saírem da sua zona de conforto e a procurarem novas experiências, reconhecendo que mesmo numa escala pequena podem fazer a diferença, e agradecendo a persistência e entusiasmo dos professores e monitores.

Maria Helena Cardoso Dias, por seu turno, da unidade operacional da Domingos Rebelo, enalteceu a Câmara Municipal por estar a cumprir um importante papel na comunidade educativa.

Sem esconder a alegria por estar em São Miguel e em Ponta Delgada, Dom Duarte lançou o alerta sobre dois assuntos: sustentabilidade e saúde mental.

O evento contou com a presença de diversas entidades civis e militares e dos pais e encarregados de educação.

A sessão foi precedida de uma audiência de apresentação de cumprimentos.

OS 21 alunos que concluíram esta primeira etapa do prémio foram: Afonso Enes Benevides; Ana Margarida de Potes Cordovil Cardoso Dias; Ana Maria Martins Coelho; António Maria de Potes Cordovil Cardoso Dias; Carlota Goulart Pereira; Catarina Melo Tavares Carreiro; Diogo Pacheco Tejo; Francisco Miguel Oliveira da Silva; Inês Costa Pereira; Inês do Carmo Ponte Vieira; Inês Sousa Medeiros; Inês Vilela de Carvalho Benevides Sousa; Isabel Vilela de Carvalho Benevides Sousa; Joana Augusta Nóbrega Pavão de Sousa; João Maria de Potes Cordovil Cardoso Dias; Miguel Balcão Sousa Mendes; Rita Isabel Melo Pereira; Rodrigo Manuel Álvares Cabral de Amaral; Vasco Gil Pinto da Silva; Vasco Moniz Gonçalves e Vasco Sousa Amorim.

Fonte: CMPD

Sem comentários:

Enviar um comentário